A Verizon está se desfazendo de seus negócios de mídia, incluindo marcas icônicas como Yahoo e AOL, por US$ 5 bilhões. Assim, a empresa encerra uma empreitada cara e mal sucedida pelo mundo da mídia e publicidade.
Apesar de gastar mais de uma década e bilhões de dólares construindo um grupo estável de marcas na internet, a empresa de telecomunicações tem lutado para fazer progressos em um espaço de publicidade na internet altamente competitivo, dominado por Facebook (FBOK34) e Google (GOGL34).
Tendo baixado US$ 4,6 bilhões do valor dos negócios em 2018, a Verizon receberá apenas US$ 4,25 bilhões em dinheiro da empresa de private equity Apollo Global, juntamente com interesses preferenciais no valor de US$ 750 milhões e uma fatia de 10% no setor, cerca de 50% do que pagou por elas.
A ação conclui uma série de acordos, dentre eles o que a Verizon vendeu a plataforma de blogging Tumblr em 2019 por uma quantia não revelada e o site de notícias HuffPost ao BuzzFeed no ano passado.
O setor de mídia, que anteriormente se chamava Oath e foi recentemente renomeado Verizon Media, se chamará Yahoo quando o negócio for fechado por volta do segundo semestre de 2021, e continuará a ser comandado por Guru Gowrappan.
Para a compradora Apollo, o negócio chega em um momento em que as grandes plataformas da internet ocupam grandes porções do mercado de publicidade digital, atraindo análises regulatórias minuciosas sobre suas práticas.
A Verizon buscou compradores para o Yahoo Finance em 2019, e projeções da indústria avaliaram o negócio em cerca de US$ 2 bilhões, ante os US$ 4,48 bilhões que a Verizon gastou no Yahoo em 2017, apostando que seus mais de 1 bilhão de usuários seriam um público para anúncios online. Ela comprou o serviço de e-mail AOL por US$ 4,4 bilhões de em 2015.