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Volkswagen Caminhões e Ônibus espera mercado maior em 2022

Neste mesmo período, as vendas de caminhões da companhia acompanharam o desempenho do mercado, avançando 46,8%.

Volkswagen
Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) 24/09/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

O mercado de caminhões vai seguir crescendo em 2022, após o forte ritmo de dois dígitos observado neste ano, e o de ônibus deve iniciar uma recuperação depois de dois anos de crise gerada pelas medidas de isolamento social, afirmou nesta quinta-feira (9) o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, unidade do grupo Traton, Roberto Cortes.

Porém, o executivo, que tradicionalmente no final de cada ano divulga projeções para o setor no ano seguinte, evitou fazer uma previsão específica, citando fatores como as incertezas em torno de novas variantes da covid-19 e do cenário eleitoral no país.

“Nos meus mais de 40 anos de setor, o ano que vem é o mais desafiador que já tive para fazer projeções”, disse Cortes a jornalistas. “Se analisarmos de forma lógica a tendência é que vamos continuar crescendo… Mas a questão é cravar qual será o crescimento”, acrescentou.

Em 2021 até o fim de novembro, as vendas de caminhões novos no Brasil acumulam alta de 46% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto as de ônibus ficaram praticamente estagnadas, segundo dados da Anfavea.

Neste mesmo período, as vendas de caminhões da Volkswagen acompanharam o desempenho do mercado, avançando 46,8%, enquanto as da Mercedes-Benz, principal rival da companhia no país, avançaram 27,3%.

Cortes afirmou que a companhia vai fazer uma “parada técnica” no final deste ano em sua fábrica em Resende (RJ) de “no mínimo” 10 dias, após vários meses em que a unidade trabalhou em finais de semana e cumprindo horas extras.

A empresa, que tem uma previsão de investimento de R$ 2 bilhões entre 2021 e 2025, atualmente trabalha em dois turnos, mas com espaçamento maior entre funcionários por causa da pandemia para atingir uma produção que alcançaria com apenas um, disse o executivo.

A companhia elevou em 25% o total de funcionários na fábrica desde o início da pandemia no país, para cerca de 5 mil, e Cortes afirmou que para 2022 a empresa já está “bem posicionada em termos de pessoal”.

Questionado sobre as vendas do caminhão elétrico de entrega urbana da companhia, e-Delivery, Cortes afirmou que a montadora deverá produzir 200 unidades este ano e que a expectativa para 2022 é elevar este montante para entre 600 e 1000 unidades. A companhia deverá iniciar testes em outros mercados fora do Brasil “em breve”.

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