A Zamp, operadora do Burger King no Brasil, está olhando para a sua mais recente aquisição no Brasil e pretende expandir a presença do Starbucks no país para 1 mil lojas — um aumento de quase dez vezes em relação a hoje.
A empresa brasileira de fast food, que tem a Mubadala Capital como o principal acionista, prevê que a expansão agressiva comece em cerca de dois anos, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, que pediu para não ser identificada ao discutir informações privadas.
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Embora o cronograma para o negócio recentemente adquirido ainda não esteja definido, a empresa o vê como uma meta de médio prazo, disse a fonte. A estratégia foca em grandes cidades e seus aeroportos, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, onde se prevê uma demanda robusta, e a empresa está de olho em lojas de diferentes tamanhos.
O porta-voz da Starbucks disse que a empresa aguarda o resultado dos processos judiciais no Brasil após a operadora anterior ter entrado com pedido de falência, acrescentando que a rede de café continua em negociações com a Zamp para operar o mercado.
A empresa, que também opera os restaurantes Popeyes no Brasil, concordou em comprar os direitos da Starbucks da SouthRock Capital por R$ 120 milhões em junho, depois que a SouthRock perdeu sua licença com a Starbucks em meio a um processo de recuperação judicial. A SouthRock fechou quase um terço de suas lojas Starbucks antes de sair do negócio, argumentando que suas operações foram prejudicadas pela alta inflação e pelas taxas de juros decorrentes da pandemia.
Os planos da Zamp aumentariam a presença da Starbucks, que ainda é relativamente pequena no país. A Starbucks, que trabalha com operadoras terceirizadas na América Latina, Europa e algumas outras regiões, informou ter 128 lojas licenciadas no Brasil em seu trimestre mais recente, em comparação com 850 no México, 609 na Indonésia e 1.937 na Coreia do Sul.
A Mubadala, que é uma unidade do fundo soberano de Abu Dhabi, assumiu o controle da Zamp em fevereiro. Desde então, a Zamp agiu agressivamente para adquirir franquias alimentares internacionais populares na maior economia da América Latina. No início desta semana, assinou acordo para operar a marca Subway no Brasil. A companhia busca mais oportunidades de aquisição de fast-food na região, segundo a pessoa.
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A empresa pretende crescer agressivamente após um investimento de cerca de US$ 200 milhões no início deste ano da Affinity Partners – a empresa de private equity fundada por Jared Kushner. Parte do financiamento é destinada à expansão da Zamp.
A Zamp não respondeu a um pedido de comentário. Starbucks disse que não tem comentário a fazer sobre suas conversas com a Zamp.
A Starbucks disse que pretende expandir sua presença global de lojas para 55 mil, em comparação com quase 40 mil hoje.
No entanto, as operações da empresa estão em mudança após a nomeação surpresa no mês passado de Brian Niccol como CEO e a saída abrupta de seu antecessor após dois trimestres de queda nas vendas. Niccol, que ganhou destaque por planejar uma reviravolta para a rede de burritos Chipotle Mexican Grill, chegou à Starbucks na semana passada e começou a delinear sua estratégia e a fazer mudanças na gestão.
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