A Black Friday de 2024 começa oficialmente às 0h desta sexta-feira (29). Quem está interessado em comprar algum produto pela internet pode ficar atento aos horários de maior oferta de descontos.
De acordo com levantamento da Promobit, plataforma especializada em descontos e promoções, as melhores ofertas da Black Friday deste ano devem ser oferecidas entre 22h desta quinta-feira (28) e 1h da sexta (29) — seguindo o horário de Brasília.
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Os números têm como base a quantidade média de promoções publicadas e a porcentagem de descontos entre 2021 e 2023. Ainda de acordo com o levantamento, outro horário de grande oferta de promoções é previsto para a tarde de sexta-feira, entre 14h e 19h, no qual as promoções chegaram a até 35% de desconto nos últimos anos.
Inteligência artificial
Grandes empresas de varejo vão usar a inteligência artificial para monitorar as compras em suas lojas físicas e no site durante a Black Friday. “Durante períodos de picos de transações, a IA pode resolver desafios, como recomendações de compra, aumento do tráfego no site, atendimento ao consumidor, entregas e feedbacks de clientes”, afirma Karina Lima, Head de Startups da AWS, companhia de computação em nuvem e IA, no Brasil. Com uma solução personalizada e adaptada aos objetivos do negócio, é possível escalar a operação, alcançando resultados expressivos.”
As Casas Bahia, por exemplo, terá uma sala de monitoramento ao vivo que coleta dados sobre os produtos mais procurados pelos consumidores. Com essa tecnologia, a loja consegue oferecer promoções em tempo real, otimizando a experiência de compra ao facilitar o acesso aos itens mais desejados.
Quem quiser esperar mais um pouco pode ficar atento às promoções que acontecem depois da Black Friday, principalmente na tarde de segunda-feira (2), dia da Cyber Monday.
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Aumento nas vendas
A Black Friday deve movimentar R$ 5,22 bilhões no comércio brasileiro neste ano, segundo apontam as projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número representa 0,4% de crescimento em relação a 2023. Produtos eletroeletrônicos e móveis devem ser as principais categorias vendidas no período, responsáveis por 46% do volume comercializado.
Outro levantamento, da Linx, especializada em tecnologia para o varejo, mostra que as promoções antecipadas da Black Friday foram responsáveis pelo aquecimento no comércio varejista do país. Houve um crescimento médio nacional de vendas físicas de 6% na primeira quinzena de novembro na comparação com os primeiros quinze dias do mês anterior, quando a pré-Black Friday não estavam em vigor.
Já as vendas em e-commerces aumentaram 12% no fim de semana anterior à Black Friday em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em 2023, a segunda quinzena de novembro mostrou crescimento de 38% nas vendas em comparação com os 15 dias anteriores — esse movimento é esperado neste ano.
Quanto gastar?
A maioria dos consumidores pretendem gastar de R$ 201 a R$ 500 na Black Friday, segundo levantamento nos caixas eletrônicos do Banco24Horas, realizado entre 19 de agosto e 6 de setembro, com mais de 126 mil pessoas.
De acordo com a pesquisa, os patamares de gastos estão distribuídos da seguinte forma:
- até R$ 50: 17%;
- de R$ 51 a R$ 100: 9,8%;
- de R$ 101 a R$ 200: 9,4%;
- de R$ 201 a R$ 500: 23,6%;
- de R$ 501 a R$ 1.000: 18,5%;
- acima de R$ 1.000: 21%.
Os produtos de alimentação (18,2%) e eletrônicos (18,1%) são os preferidos, seguidos de artigos para casa (15,3%), roupas (7,4%), higiene e beleza (7,2%), bebidas (2,8%) e viagens (2,5%).
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