Siga nossas redes

Boletim IN$

PIX estreia na próxima semana, mas ainda gera desconfiança

O novo sistema vai permitir a transferência de dinheiro instantânea.

O PIX estreia na próxima segunda-feira, dia 16. O novo sistema de pagamentos vai permitir a transferência de dinheiro de maneira instantânea, prometendo mais praticidade nas transações bancárias. No entanto, muitos consumidores ainda desconfiam sobre a segurança do novo sistema do Banco Central. Esse é o tema do Boletim InvestNews desta sexta-feira (13), com Karina Trevizan.

LEIA MAIS: 

O programa conta ainda com outros destaques do dia, como as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes em participação do Encontro Nacional de Comércio Exterior. O ministro afirmou que o governo não descumprirá o teto de gastos, que classificou como uma “barreira contra a irresponsabilidade”.

Sobre o Renda Cidadã, programa que o governo de Jair Bolsonaro pretende criar para substituir o Bolsa Família, Guedes comentou: “Enquanto essa discussão não estiver estabelecida, e ela não está, o que vai acontecer é voltar para o Bolsa Família e acabou. Não vamos fazer aventura, não vamos gastar o que não pudermos.

Guedes falou ainda sobre as relações comerciais do Brasil. “Estamos totalmente abertos a aprofundar as nossas ligações comerciais”, afirmou ele sobre os Estados Unidos.

A declaração foi feita em meio a receios do mercado sobre o tema, já que Bolsonaro segue como um dos poucos líderes mundiais a não parabenizar Joe Biden pela vitória nas eleições norte-americanas, ao lado de países como Rússia, Coreia do Norte e México. Nesta sexta, a China rompeu o silêncio com os cumprimentos do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin.

Também nesta sexta, o presidente do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comentou o aumento o prêmio para as LTFs – títulos pós-fixados do Tesouro atrelados à Selic. Ele apontou que o impacto do risco fiscal associado ao país está relacionado ao comportamento da curva de juros.

O dia foi marcado ainda pela divulgação do IBC-BR, índice do Banco Central que mede a atividade da economia do país e é conhecido como a “prévia do PIB”. Segundo o indicador, houve alta de 9,47% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores. Com isso, o país deixa a condição de recessão técnica. Já o resultado mensal aponta alta de 1,29% e setembro.

O Boletim InvestNews destaca ainda a reforma da Previdência, que completou 1 ano. Segundo reportagem do Portal G1, o número de aposentadorias concedidas diminuiu desde a entrada em vigor da reforma. Na comparação entre setembro desde ano com o mesmo mês de 2020, houve queda de 37%.

Outro destaque do dia foi a notícia de que a Natura (NTCO3) espera abrir sua primeira loja física na China no final de 2021. Ela será da marca Aesop, a ser implantada em Xangai. A informação foi comentada pelo presidente executivo da Natura, Roberto Marques, em teleconferência com analistas, e destacada pela agência de notícias Reuters.

Já a Marfrig (MRFG3) teve notícia considerada negativa no dia. Autoridades da China disseram que encontraram o novo coronavírus em uma embalagem de carne bovina da empresa, em carregamento de agosto. O incidente ocorreu em Wuhan, o primeiro epicentro da pandemia no mundo.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.