Siga nossas redes

Economia

Intenção de compra para Dia dos Namorados cai para 85,1%, diz pesquisa

IBEVAR comenta que resultado é reflexo do atual cenário econômico do país.

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) divulgou, nesta quarta-feira (8), uma pesquisa que aponta que a intenção de compra neste Dia dos Namorados caiu, de 2021 para 2022, quase quatro pontos percentuais, de 88,6% para 85,1%, marcando o segundo ano consecutivo de baixa. 

A série histórica da pesquisa iniciou em 2018. Do primeiro para o segundo ano, a projeção de intenção de compra para o Dia dos Namorados registrou aumento de 66,6% para 71,2%. No terceiro ano, em 2020, quando houve a implementação do auxílio emergencial, o crescimento foi ainda maior, alcançando 100%. Em 2021, a intenção de compra começou a refletir o atual cenário econômico do país. 

“O ano do consumo para o Dia dos Namorados foi em 2020, impulsionado pelo auxílio emergencial liberado na época. Neste ano, a inflação e a diminuição do poder de compra das famílias impactaram as intenções de compra e os gastos de cada um, reflexo do atual cenário econômico do nosso país”, avaliou em nota Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Os participantes da pesquisa que pretendem presentear neste ano indicaram preferência de compra nos segmentos de vestuário, eletrodomésticos, acessórios e experiências, como jantar romântico e viagens. 

A pesquisa do IBEVAR é realizada a partir da coleta e análise de informações nas redes sociais com base em algoritmos de inteligência artificial e natural language processing.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.