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Negócios

Carrefour volta a ser mercado oficial do BBB, em posto que já foi da Americanas

Após participações com ‘lojas físicas’ em outras edições, marca agora vai reforçar mensagem de compras online.

Entre os anunciantes do Big Brother Brasil neste ano (BBB23), o Carrefour (CRFB3) volta como mercado oficial do programa. A estreia da empresa nesta edição do reality show, com a primeira ação, acontece na próxima sexta-feira (20).

O posto de mercado oficial foi ocupado nos anos anteriores pela Americanas (AMER3), que deixou o programa nesta edição em meio ao escândalo contábil no qual está envolvida. Ela foi substituída pelo Mercado Livre (MELI34), que tem propostas diferentes de negócio e divulgação.

Em entrevista ao InvestNews, Daniel Milagres, diretor de marca e customer insights do Grupo Carrefour Brasil, lembrou que, nas experiências passadas como patrocinadora do BBB, a empresa esteve presente na casa com um modelo físico de vendas. Agora, a principal finalidade da participação no programa é levar a mensagem aos seus atuais e potenciais clientes sobre a possibilidade de também fazer compras no ambiente virtual, seja através do site ou do aplicativo. 

“Era montado no meio do cenário do programa uma loja com os produtos e ali um garoto propaganda do Carrefour fazia a venda para os brothers”, explica Milagres. No entanto, “essa volta da marca para o programa vem para marcar esse novo momento do hipermercado físico para um ecossistema que tem um mercado que também é on-line“. 

Segundo o site especializado “Meio&Mensagem”, a cota de mercado da edição de 2023, adquirida pelo Carrefour, tem preço de tabela de R$ 29,5 milhões.

Expansão geográfica

Visão geral de supermercado Carrefour em São Paulo
Visão geral de supermercado Carrefour em São Paulo, Brasil. 18/07/2017. REUTERS/Paulo Whitaker/File Photo

Além da mensagem sobre compras online, outro ponto que a marca pretende reforçar com sua participação no BBB 23 é a presença em mais lugares pelo país.

Sobre esse ponto, Milagres destaca que o Grupo Carrefour Brasil vem investindo em expansão, tanto que no ano passado eles adquiriram o Grupo Big e abriram lojas em novos territórios. Desse modo, “um programa com o alcance nacional do Big Brother é perfeito para comunicar essa chegada a mais praças“, segundo ele. 

Os riscos

Despensa da casa do BBB 23, que será abastecida pelo Carrefour (Foto: Globo/Paulo Belote)
Despensa da casa do BBB 23, que será abastecida pelo Carrefour (Foto: Globo/Paulo Belote)

Embora a grande visibilidade do BBB 23 seja uma oportunidade para que as marcas atinjam seus objetivos, a exposição também tem seus riscos. Não são raros os casos em que participantes do programa citam concorrentes, fazem críticas a produtos ou até declarações delicadas. Fora da casa, existe ainda uma vitrine maior para o próprio público – para o bem e para o mal.

“Evidentemente, tem riscos participar de um reality show, justamente por causa dessa palavrinha ‘reality'”, comenta Thiago Costa, professor de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). “As pessoas vão usar os produtos do jeito que elas quiserem, elas vão falar do produto do jeito que elas quiserem”, lembra.

De olho nos riscos por conta da imprevisibilidade do programa, Milagres menciona os preparativos do Carrefour para qualquer tipo de situação. Segundo ele, que caso ocorra alguma sensível, eles irão conduzi-la de forma transparente, sempre seguindo o objetivo de reforçar as ações e o propósito da marca.

Mas, de forma geral, o professor Thiago Costa afirma que “o BBB é a melhor experiência de comunicação viva que uma marca pode ter”.

Milagres diz que, para o Carrefour, “o BBB é uma grande oportunidade de estabelecer conversas contemporâneas com o brasileiro”. Portanto, também “é uma oportunidade da marca estar inserida nessas pautas”.

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