*ARTIGO
O Google (GOGL34), após ter comunicado em 2022 que passaria a aceitar pagamentos em criptomoedas dos usuários do Google Cloud, anunciou recentemente uma mudança na sua política de publicidade para permitir anúncios de cripto games.
Segundo comunicado, a partir de sexta-feira (15), o Google permitirá que anúncios de jogos baseados em blockchain e envolvendo tokens não fungíveis (NFTs) sejam veiculados em sua plataforma.
“Em setembro de 2023, o Google atualizará a política de criptomoedas e produtos relacionados para esclarecer o escopo e os requisitos para a publicidade de jogos baseados em blockchain envolvendo NFTs.
A partir de 15 de setembro de 2023, os anunciantes que oferecem jogos NFT que não promovem conteúdo relacionado a jogos de azar poderão anunciar esses produtos e serviços se atenderem aos seguintes requisitos.”
Comunicado do google
Porém, há algumas regras para que um jogo NFT consiga fazer publicidade na plataforma. São elas:
- Não ser um jogo que apresente algum mecanismo de apostas ou azar com aplicações baseadas em blockchain, tais como os que permitem aos jogadores apostar NFTs em troca de tokens fungíveis, a exemplo das criptomoedas.
- Não ser um jogo NFT que permite aos jogadores trocarem seus itens por criptomoedas no mundo real.
- Não ser um cassino online que usa NFTs para recompensas usuários, incluindo pôquer, caça-níqueis e mecanismos de roleta.
Além disso, para veicular anúncios de jogos NFT, os anunciantes deverão obter uma certificação do Google e aderir estritamente às regras e regulamentos estabelecidos. O cumprimento das leis locais dos países também é uma exigência, e as regras não podem ser violadas de forma alguma por esses games.
Uma das implicações dessa mudança é que os jogadores agora poderão permitir anúncios da plataforma em seus jogos, proporcionando uma fonte de renda adicional para os criadores e desenvolvedores do mundo gamer.
Consequentemente, essa capacidade de exibir anúncios oferece uma nova oportunidade de monetização para desenvolvedores de jogos NFT, especialmente aqueles cujos jogos não estão relacionados a jogos de azar.
Tal posicionamento não só sinaliza o reconhecimento do potencial e crescimento desses mercados, mas marca uma reviravolta em relação à proibição anterior de publicidade relacionada a criptomoedas.
Abertura gradual do Google ao mundo cripto
Em 2018, o Google tomou uma decisão notável ao proibir anúncios relacionados a criptomoedas em sua plataforma. Isso incluía publicidade de ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas), exchanges e até mesmo produtos e serviços relacionados aos criptoativos
A proibição foi baseada em parte na preocupação de que muitos anúncios relacionados a criptos estavam promovendo esquemas fraudulentos ou de alto risco, visando indivíduos despreparados. O Google também alegou que a falta de regulamentação e supervisão no espaço cripto tornava difícil discernir anúncios legítimos de golpes.
Um exemplo simples desse posicionamento pode ser observado na rejeição de anúncios de ICOs que prometiam retornos incrivelmente altos com investimentos mínimos — algo que soa a pirâmide financeira. Porém, dado o “boom” das criptomoedas no último ciclo de alta, em 2021 a big tech suspendeu sua política de proibição anterior para empresas relacionadas ao mundo cripto.
Um novo horizonte
Essa mudança na política do Google é mais uma prova do reconhecimento da importância e do potencial dos ativos digitais e da tecnologia blockchain.
Com suas recentes decisões de receber pagamento em criptomoedas e a permissão de anúncios de jogos NFT e blockchain, a big tech está demonstrando uma mudança em sua postura que vai do ódio ao amor.
À medida que a indústria das criptomoedas e correlatos amadurecem, a nova decisão do Google reflete a necessidade de se adaptar a essa nova era digital e oferecer suporte a modelos de negócios emergentes que estão transformando a maneira como interagimos com a tecnologia e o entretenimento.
Dado o peso do Google, essa nova alteração em sua política de privacidade marca um marco importante no caminho em direção a uma maior aceitação e integração do universo cripto na economia e na cultura mainstream.
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
Veja também
- Departamento de Justiça pede que Google venda Chrome para desfazer monopólio
- Trump escolhe crítico de Big Tech para presidir Comissão Federal de Comunicações
- ChatGPT dá um salto, e ruma para tornar o Google de hoje obsoleto
- OpenAI desafia hegemonia do Google com nova ferramenta de pesquisa turbinada por ChatGPT
- AI Studio: a poderosa inteligência artificial do Google que pouca gente está usando