O presidente eleito Donald Trump está planejando emitir uma ordem executiva que eleva as criptomoedas a uma prioridade política e concede aos insiders da indústria uma voz dentro de sua administração, segundo pessoas familiarizadas com os planos.
A ordem deve nomear as criptomoedas como uma prioridade ou imperativo nacional — uma formulação estratégica destinada a orientar as agências governamentais a trabalharem com a indústria, de acordo com as fontes. Além disso, está previsto o estabelecimento de um conselho consultivo sobre criptomoedas para defender as prioridades políticas do setor, segundo as pessoas, que pediram anonimato para discutir uma ordem executiva que ainda não foi tornada pública.
Trump desfrutou de forte apoio da indústria de criptomoedas, que tem uma presença significativa em Washington, respaldada por comitês de ação política bem financiados. Diversas empresas, incluindo Coinbase e Ripple, fizeram doações para o comitê inaugural de Trump nos últimos meses. Na sexta-feira, dias antes da posse, o setor está organizando um “Baile Inaugural de Criptomoedas” em apoio a Trump.
A ordem executiva marcaria uma grande mudança para o setor de criptomoedas, que foi alvo de investigações durante o governo do presidente Joe Biden, após uma série de casos de fraude de alto perfil, incluindo a falência da exchange FTX. Agências federais, como a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), iniciaram mais de 100 ações de fiscalização contra o setor nos últimos anos, enquanto reguladores bancários dificultaram que empresas de criptomoedas trabalhassem com instituições financeiras.
Ainda está em discussão a inclusão, na ordem executiva, de uma diretiva para que todas as agências governamentais revisem suas políticas sobre ativos digitais e possivelmente suspendam litígios envolvendo criptomoedas, disseram as fontes. Interromper ações legais que têm como alvo empresas como a Binance Holdings Ltd., a maior exchange de criptomoedas do mundo, e a startup Ripple Labs Inc. é uma das principais prioridades da indústria.
LEIA MAIS: Governo Trump: o que realmente pode mudar no mercado cripto com o republicano no poder
Também está sendo considerada a criação de um estoque nacional de Bitcoin, que incluiria as atuais posses do governo da maior criptomoeda do mundo, de acordo com as fontes. O governo dos EUA atualmente possui quase US$ 20 bilhões em Bitcoin, confiscados como parte de várias investigações, segundo a empresa de análise Arkham. O Bitcoin valorizou quase 50%, ultrapassando US$ 100.000 desde a eleição de novembro, em parte por esperanças de que esse estoque seja criado. O token mais que dobrou de preço em 2024.
As fontes alertaram que a ordem executiva, que pode ser anunciada já na segunda-feira, ainda não é definitiva e pode mudar antes de ser tornada pública. Um representante de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Trump prometeu emitir uma série de ordens executivas em diversas indústrias e questões nos primeiros dias de seu retorno ao cargo.
“O que eu acho que Donald Trump vai fazer é sinalizar que os Estados Unidos estão de volta e prontos para liderar essa indústria”, disse Kara Calvert, vice-presidente de política nos EUA da Coinbase Global Inc., a maior exchange de criptomoedas do país. “O que isso sinaliza para outros países é: cuidado, ou vocês ficarão para trás.”
Apesar dos contratempos regulatórios sob Biden, as criptomoedas nos EUA expandiram-se, com grandes empresas financeiras, incluindo a maior gestora de ativos do mundo, BlackRock Inc., lançando fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin e Ether no ano passado. O BNY Mellon tem trabalhado para expandir seus esforços de custódia em criptomoedas, e a Cantor Fitzgerald anunciou planos de lançar um negócio de financiamento em Bitcoin.
LEIA MAIS: Milhões de bitcoins podem estar perdidos para sempre; veja como isso afeta o preço da cripto
Trump abraçou a indústria de criptomoedas durante a campanha presidencial do ano passado. Em julho, ele foi a atração principal de uma conferência de Bitcoin, onde prometeu transformar os EUA na capital mundial das criptomoedas. Coleções de tokens não fungíveis (NFTs) com a marca Trump vêm sendo lançadas há vários anos, e no ano passado ele e seus filhos anunciaram um esforço em criptomoedas chamado World Liberty Financial, que supostamente permitiria às pessoas ganhar e tomar empréstimos em criptomoedas, mas que ainda não ofereceu esses serviços.