Análise

Morning Call: IPCA negativo deve acirrar apostas por fim da alta da Selic

A maior deflação desde o início da série histórica do Plano Real vem em linha com outros índices de preços refletindo uma desaceleração da alta dos preços.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Ásia mista enquanto Europa cai leve com agenda vazia

Os mercados asiáticos encerraram o pregão desta terça feira (9) majoritariamente em alta com o índice de Shanghai com alta de 0,32%, o índice de Hang Seng com -0,21%, o índice de Taiwan com +0,20% e o índice sul coreano Kospi com +0,42%. As notícias de exercícios militares pela China ao redor de Taiwan não chegam a criar um clima de aversão ao risco mas deve ficar no radar dos investidores.

Na Europa, os mercados tem um dia de leve queda com a falta de indicadores econômicos na agenda para trazer os investidores enquanto o foco estã na divulgação do índice de inflação dos EUA, o CPI, na quarta feira (10). O índice alemão DAX operava com queda de 1,17%, o FTSE do Reino Unido com +0,02%, CAC da França com -0,50% e o índice Euro Stoxx com -0,88%.

Menor taxa de inflação desde 1980 deve melhorar ânimos dos investidores

A inflação medida através do IPCA de julho e divulgada pelo IBGE teve uma queda de 0,68%, praticamente em linha com projeções do mercado, e é a menor taxa desde o início da série histórica. O resultado foi influenciado pela correção nos preços de commodities e o corte na alíquota do ICSM sobre itens essenciais e esse pode ser o alívio esperado tanto pelo governo como pelo Banco Central após o início do ciclo de alta dos juros durante a pandema.

Ainda hoje também será divulgada a ata da reunião do Comite de Política Monetária, o Copom, que deve dar pistas da visão dos integrantes sobre a condução da política monetária e sobre o fim do ciclo de aperto monetário. Com a deflação de julho em linha com as expectativas, são grandes as chances do Copom resolver encerrar a alta de juros em 13,75%, taxa atual, sem a necessidade de mais uma elevação em setembro para 14% como havia ficado em aberto no comunicado da última reunião de agosto.

E as principais empresas que divulgam resultados hoje são Copel (CPLE6), BTG Pactual (BPAC11), Taurus (TASA4) e XP (XPBR31)

O Ibov está situado na zona da média móvel diária de 21 fechamentos que deve continuar a ser um ponto de resistência, porém um melhor ânimo de investidores com o resultado do IPCA pode levar o índice a ter mais um dia ganhos.

Fonte: TradingView

Veja também:

  • Brasil deve ter deflação nos próximos meses? O que os economistas pensam
  • CDI ou poupança: quanto rende R$ 1.000 em 1 mês, 1 ano e 5 anos

Mais Vistos