Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercado segue preocupado com inflação

Greve na Noruega preocupa o mercado na Europa

Petróleo
campo de exploração de petróleo

Europa e futuro nos Estados Unidos operam em queda no começo do dia

Essa terça foi marcada por mercados indefinidos na Ásia, enquanto as bolsas na China fechavam com leve queda refletindo os receios da COVID, já que o número de casos transmitidos domesticamente tiveram uma alta de 640% na média móvel de sete dias. Por outro lado o Nikkei em Tóquio conseguiu subir +1,03% assim como o Taiex em Taiwan, +0,93%. A variação do SSEC e CSI300 na China foram de -0,04% e -0,14%.

O dia começou estressado na Europa por conta da greve feita por trabalhadores Noruegueses do setor de petróleo e gás. Eles exigem um aumento salarial para compensar os recentes aumentos da inflação. Por incrível que possa parecer, por enquanto essa greve não está trazendo nenhum pressão para o petróleo do tipo Brent que opera no momento com queda de -1,90% aos $111,61 dólares. Lembrando que abaixo dos $107 a realização da commodity poderia se acentuar em busca dos $100. FTSE em Londres em queda de -0,96%, DAX em Frankfurt -0,93% e o CAC em Paris -1,02%.

Depois do fechamento semestral de pior desempenho nos Estados Unidos desde 1970, o segundo semestre não começa diferente e o mercado futuro sinaliza uma abertura em leve queda até o momento. Como ainda estamos acima da mínima cotada no semestre anterior vamos ver se os mercados ainda teriam força para sustentar essa região ou se o pessimismo vai se agravar. Nesse momento os futuros operam da seguinte forma, SP500 -0,57%, Nasdaq -0,77% e o Dow Jones -0,52%.

Posse da nova presidente da CEF

Hoje a nova presidente da Caixa Econômica Federal (Daniella Marques) toma posse em uma cerimônia marcada para às 16 horas, tendo a presença do presidente e ministro da economia. Em paralelo o mercado segue preocupado com o cenário fiscal do país, após a PEC dos Benefícios ter sido aprovada pelo Senado. Falando um pouco das duas principais empresas do nosso Ibov, hoje temos as commodities operando em direções opostas, o minério de ferro em alta de +2,47% e o petróleo do tipo brent -1,90%.

Já podemos reduzir o ponto que estamos de olho para uma possível melhora, de 101 mil para 100 mil pontos. Só fechando acima desta região o mercado pode tentar melhorar no curto prazo. Do lado negativo a preocupação continua com mercado tendo possibilidade de buscar 95 / 90 mil pontos e para isso bastaria encerrar o dia abaixo da mínima da semana passada.

gráfico do Ibovespa hoje 05-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, mas temos uma sugestão de fundo

Bitcoin

Ajustando ao novo valor de curto prazo que o Bitcoin precisa fechar acima para começar a esboçar uma melhora, $20.000 dólares. Lembrando que a briga nos 20 mil dólares deve continuar e se não segurar acima pode abrir espaço para realizações mais expressivas, pois o próximo patamar para sustentar os preços estaria apenas nos 10 mil dólares, o que representaria uma queda de -50% do valor atual.

gráfico do Bitcoin hoje 05-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, mas temos uma sugestão de fundo

Lojas Quero-Quero (LJQQ3)

Alaska Investimentos informou um aumento de participação de 6,54% para 10,06% nas ações da empresa, passando a deter 18,8 milhões de ações. O viés de longo prazo continua sendo negativo, apesar do ativo parecer bastante descontado. Para referências agressivas o ponto mais interessante seria próximo a linha em azul que vem da inclinação dos fundos iniciado em 2021, ao menos uma reação de curto prazo deveria ocorrer nesta faixa.

gráfico da Lojas Quero-Quero (LJQQ3) hoje 05-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, mas temos uma sugestão de fundo. Entrada perto da inclinação dos fundos sinalizado pela linha azul pode ser uma oportunidade contra tendência.
05:00EURPMI do setor de serviço
09:00BRAProdução Industrial
11:00EUAEncomendas à Indústria
16:00BRAPosse da nova presidente da CEF

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.