Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercado aguarda ata do Fomc

Federal Reserve pode dar pistas sobre os próximos passos na decisão dos juros.

FOMC
Dia de ata do FOMC

Europa opera em alta e futuro americano em leve queda

O dia foi de queda na Ásia, novos casos de Covid parecem explodir na China mesmo após um período de restrição no país. Aliado a preocupação no pais em entrar em lockdown novamente se for necessário, empresas ligadas ao setor petrolífero realizaram após a forte queda de ontem na commodity. Dessa forma o CSI300 que reune as principais ações listadas em Xangai e Shenzhen acabou encerrando em queda de -1,46% e não foi diferente no Japão com Nikkei caindo -1,20%.

Por enquanto a quarta feira é de alívio na Europa após a realização do petróleo na ultima sessão. O mercado começou a mudar a percepção, indicando que a queda da commodity poderia trazer alivio sobre a inflação e em paralelo o fim da greve na Noruega que ontem assustou a Europa com a possibilidade de atrapalhar o fluxo de oferta do produto e também do gás. Nesta manhã as principais bolsas na região operavam em alta, FTSE em Londres +1,77%, CAC em Paris +1,80% e DAX em Frankfurt +1,58%.

Hoje o mercado americano vai ficar de olho na ata do FED para encontrar pistas sobre os próximos passos na decisão dos juros. Lembrando que no último pregão o mercado começou a precificar uma economia entrando em recessão e com isso o FED teria que mudar seu tom sobre o aumento dos juros. O que temos de positivo é a queda do petróleo na última sessão e ele teria espaço para seguir desta forma nas próximas semanas. Futuro do SP500 opera neste momento em baixa de -0,48%.

As commodities seguem no radar

A queda do petróleo no último pregão acabou impactando uma das principais ações do nosso Ibovespa, e no curto prazo a commodity pode até respirar. Mas depois de cravar a mínima nos $100 dólares, parece apenas uma questão de tempo para furar esse piso seguindo em busca dos $98. Já o minério de ferro consegue sustentar o preço beirando o precipício, qualquer empurrão nas vendas poderia levar a uma realização de -20% no curto prazo.

Já podemos reduzir o ponto que estamos de olho para uma possível melhora, de 101 mil para 100 mil pontos. Só fechando acima desta região o mercado pode tentar melhorar no curto prazo. Do lado negativo a preocupação continua com mercado tendo possibilidade de buscar 95 / 90 mil pontos e para isso bastaria encerrar o dia abaixo da mínima da semana passada.

gráfico do Ibovespa hoje 06-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, mas temos uma sugestão de fundo

Bitcoin

Agora o ativo começa a ficar mais interessante, o fechamento ocorre novamente acima dos $20 mil dólares o que por consequência também seria acima da média de curto prazo dos últimos 9 dias de negociação. Próximo passo para esta criptomoeda seria buscar o nível de $23 mil e encerrar a semana acima desta região. Lembrando que por enquanto a melhora é apenas para o curto prazo, o médio ainda trabalha com um viés negativo.

gráfico do Bitcoin hoje 06-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, mas temos uma sugestão de fundo

Magazine Luiza (MGLU3)

O mercado parece ter corrido para zerar a posição vendida no ativo, após o importante teste de preço na região dos 2,06 onde seria a primeira faixa de Fibo. A percepção do mercado de que o mundo poderia entrar em recessão fez com que investidores passa-se a precificar um aumento mais lento dos juros por parte dos bancos centrais ao redor do mundo. No curtíssimo prazo se o ativo quiser sustentar o viés de melhora, temos que ficar com os preços acima dos 2,14, o que seria uma queda de -10% sobre o valor de fechamento.

gráfico da Magazine Luiza MGLU3 hoje 06-07-22 o viés ainda é negativo para o longo prazo, mas temos uma sugestão de fundo no curto prazo
06:00EURProjeções econômicas
06:00EURVendas no Varejo
11:00EUAPMI ISM Não-Manufatura
11:00EUAOfertas de Emprego JOLTs
12:00BRAFluxo Cambial Estrangeiro
15:00EUAAta da Reunião do FOMC

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.