Siga nossas redes

Análise

Morning Call: pré-mercados dos EUA voltam a subir de olho no PIB

Após quedas fortes até a metade da semana, os pré-mercados têm desempenho otimista enquanto esperam o PIB e dados de seguro desemprego dos EUA hoje e PCE amanhã.

Com feriado na segunda-feira tanto no Brasil como nos EUA, os mercados iniciaram a semana com maior liquidez a partir da terça-feira, quando as bolsas registraram perdas fortes devido à preocupações quanto à divulgação da ata do Fed e a possibilidade de uma persistência inflacionária pressionando o Fed. No entanto, a ata do Fed divulgada ontem, apesar de dura, fez com que os índices reduzissem as perdas nos EUA com quedas de 0,26% do Dow Jones e 0,16% do S&P 500 enquanto o Nasdaq conseguiu encerrar o dia em alta de 0,13%.

Agora os investidores acompanham mais aliviados os dados sobre o mercado de trabalho e do PIB dos EUA com um viés mais positivo refletido no desempenho dos pré-mercados.

Mercados hoje

  • Ásia: Os índices asiáticos ainda refletem parte do pessimismo da quarta-feira e têm desempenho misto com quedas de 0,35% em Hang Seng e 0,11% em Shanghai enquanto as altas foram de 1,28% no Taiex e 0,80% no Kospi. Já a bolsa japonesa não teve pregão devido ao feriado do aniversário do imperador.
  • Europa: Os índices europeus começam o dia majoritariamente em alta com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor da zona do Euro que registrou uma queda de 0,2% em janeiro, desacelerando a alta em 12 meses de 9,2% para 8,6%. O desempenho das bolsas conta com altas de 0,46% do DAX, 0,33% do CAC, 0,37% do IBEX e 0,51% do Euro Stoxx enquanto o índice FTSE opera em queda de 0,37%.
  • EUA: Os pré-mercados norte-americanos começam a diminuir as perdas de terça e quarta com altas de 0,19% do Dow Jones, 0,34% do S&P 500 e 0,68% do Nasdaq. Entre os indicadores para acompanhar do dia, os dados dos pedidos iniciais por seguro-desemprego e o PIB do quarto trimestre de 2022 dos EUA serão acompanhados enquanto o discurso de Raphael Bostic, membro do Fed também deve influenciar o humor dos investidores e amanhã serão divulgados os dados do PCE, principal índice de preços usado pelo Fed para seu planejamento de política monetária assim como novos dados do setor imobiliário.

Ibovespa recua na volta do feriado

O Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, operou e encerrou o pregão de quarta-feira (22) em queda após dois dias sem negociações devido ao Carnaval e em sessão marcada pela divulgação da ata do Fed. No dia, o Ibovespa recuou 1,85%, aos 107.152 pontos. O dólar subiu 0,16%, negociado a R$ 5,11697.

Entre os destaques do dia, as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) fecharam em queda de 2,49% e 2,57%, respectivamente, em dia também defraqueza dos preços do petróleo no exterior. No final da sexta-feira, a companhia divulgou que o presidente Jean Paul Prates indicou Sérgio Caetano Leite para a diretoria financeira e de relações com investidores da petroleira.

Já o setor de proteína animal foi afetado pela suspeita de um caso da doença “da vaca louca” no Pará, que está sendo investigada por autoridades sanitárias, travou o mercado do boi gordo e deixou o setor no Brasil em compasso de espera, com abates suspensos em diversas regiões do país aguardando um resultado.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.