Siga nossas redes

Analistas em Ação

MXRF11: analista recomenda cautela aos investidores do Maxi Renda

O ativo faz parte da carteira de fundos imobiliários recomendados por José Falcão, da NuInvest, para fevereiro.

Após um pedido de “efeito suspensivo” fazer a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspender sua decisão de vetar a distribuição de rendimentos do fundo imobiliário Maxi Renda (MXRF11) com cálculos baseados em regime de caixa, o analista José Falcão, da NuInvest, aponta que o momento deve ser de cautela por parte dos investidores.

“É preciso ter calma, paciência e esperar a decisão por parte dos reguladores para que se possa ter mais clareza de como pode ficar esta situação. A decisão não vai ser isolada para o Maxi Renda, podendo impactar outros fundos e segmentos também”, destaca Falcão.

O analista afirma que o fundo não cometeu ilegalidade e nem fraude, e que houve uma interpretação diferente entre a indústria de FIIs e a própria CVM, que pede uma readequação.

Ele ainda aponta que, em conferência com investidores para apresentar resultados, o gestor do fundo, André Masetti, informou que o Maxi Renda fechou 2021 com resultado acumulado de R$ 4 milhões e que vai passar por auditoria independente e, se confirmado, o fundo, provavelmente, não precisará fazer retenções nas distribuições de dividendos futuras e também ajustes passados, caso o entendimento da CVM venha a ser implementado.

“Isso trouxe um pouco mais de tranquilidade. O fundo já fez a sua apuração e mostrou que está com lucro contábil e isso traz um pouco mais de previsibilidade daqui para frente para este fundo. Isso pode repercutir para outros fundos que não estão nessa mesma situação, podendo ser um pouco mais impactante”, diz Falcão.

Carteira de FIIs recomendados para fevereiro

O ativo faz parte da carteira de fundos imobiliários recomendados pelo analista para o mês de fevereiro. Devido à turbulência pela qual o Maxi Renda passou e a volatilidade que pode trazer para a carteira, Falcão optou por reduzir a exposição ao ativo e não zerá-la totalmente, pois ele acredita em uma solução contábil que não prejudicará as distribuições futuras.

No Analistas em Ação deste domingo (13), além de trazer mais detalhes sobre o caso Maxi Renda, Falcão explica sobre o desempenho da carteira, as modificações para este mês e os impactos da alta da taxa básica de juros, a Selic, nesta modalidade de investimento.

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.