Siga nossas redes

Cafeína

Aluguel de FIIs: vale a pena investir?

A modalidade funciona nas mesmas características do empréstimo – ou aluguel – de ações.

Vivemos na era do compartilhamento. De transporte por aplicativo, bikes, airbnb, carros. O aluguel parou de ser o patinho feio, como visto por gerações anteriores, e passou a ser uma forma mais consciente de viver e inclusive, de inteligência financeira. Mas e o aluguel de investimentos?

Aluguel de Fundos imobiliários

Tem aluguel de ações, o que não é uma novidade. E tem o aluguel de FIIs, os fundos imobiliários, o que sim, é uma novidade de pouco mais de seis meses. A modalidade funciona nas mesmas características do empréstimo  – ou aluguel – de ações. Um investidor com uma cota de fundo imobiliário, pode, dependendo da cota, fazer a locação dela para um terceiro.

O detentor da cota é chamado de doador. Já quem aluga é chamado de tomador.

Na prática, quando se faz aluguel de fundos imobiliários, o tomador está investindo na queda do valor da cota. Assim, ele aluga, paga a rentabilidade, vende a cota e recompra posteriormente. Se vende mais caro e recompra mais barato, ele tem ganhos e devolve a cota ao doador.

No Cafeína desta segunda-feira (21), Samy Dana e Dony De Nuccio explicam tudo sobre a modalidade. Clique aqui para acessar a matéria na íntegra feita por Fabiana Ortega.

Veja também:
Anitta e Nubank anunciam entrada da cantora no conselho do banco digital.
• Investimento de Warren Buffett no Nubank afeta os Bancões?
Comprar ou alugar imóvel? Descubra qual é a melhor opção.
Planejamento Financeiro: Dicas de como montar um do zero!

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.