Cafeína

As diferenças entre os 11 tipos de fundos multimercado

Renda fixa ou variável? Nos fundos multimercado, um gestor mescla os diferentes tipos de investimentos de acordo com o melhor cenário disponível no mercado.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Se você está buscando diversificar os seus investimentos em busca de mais rentabilidade, liberdade e flexibilidade, os fundos multimercado podem ser uma boa alternativa. Por permitirem a aplicação em diferentes mercados e com diferentes tipos de estratégias, os fundos ampliam o leque de opções para que o investidor encontre o produto mais adequado ao seu perfil.

Sempre que os juros das aplicações de renda fixa caem e perdem a atratividade, os fundos multimercado aparecem como uma alternativa mais rentável. Eles podem ser considerados como um passo à frente na escala de sofisticação dos investimentos. O motivo é que, ao aplicar dinheiro em um fundo multimercado, você permite que o gestor adote uma variedade enorme de estratégias: ele pode investir em ações, em moedas, em renda fixa, no exterior e até fazer alavancagem. E é justamente essa flexibilidade que é considerada uma das características mais interessantes dos multimercados.

Graças à essa flexibilidade, de poder investir tanto em renda fixa quanto em renda variável, em diferentes percentuais de ativos e em várias estratégias, há uma variedade enorme de rentabilidade entre os diferentes fundos. Em um mesmo ano, é possível que alguns tenham um retorno de 20% ou 30%, enquanto outros da mesma categoria podem operar no negativo. A previsibilidade do rendimento, portanto, é bem menor do que em fundos de renda fixa, por exemplo.

Neste tipo de investimento, o gestor é o principal a ser analisado, já que é ele quem define qual estratégia vai ser utilizada, e o fundo tem liberdade para fazer investimentos em praticamente todas as classes de ativos disponíveis. Esse é também um dos motivos dos fundos multimercado serem os queridinhos dos investidores de alto nível: o gestor consegue fazer uma alocação de acordo com o cenário econômico do momento. Então um gestor habilidoso consegue ganhar dinheiro inclusive em períodos de baixa no mercado. Alguns conseguiram ganhar muito dinheiro neste ano em plena pandemia, por exemplo.

A composição do portfólio depende exclusivamente do gestor, sem que haja interferência dos cotistas.

Na escala de fundos, os de renda fixa são as opções mais conservadoras e os de ações, os mais arrojados. Os multimercados são um meio termo. Mas, como os multimercados têm muito mais opções de estratégias, eles também têm uma variedade muito maior de risco e retorno. Alguns podem ser bastante conservadores, quase quanto os fundos de renda fixa, e outros podem ser bastante agressivos – e ter um desempenho bem próximo dos fundos de ações.

O Cafeína mostra os onze tipos de fundos disponíveis: balanceados, dinâmicos, livres,  macro, juros e moedastrading, long and short direcional, long and short neutro, capital protegido, estratégia específica e investimento no exterior.

Leia mais:

Imóveis, bolsa ou dólar? Os melhores e piores investimentos de novembro

Debêntures: saiba como investir na dívida de empresas

Mais Vistos