Siga nossas redes

Cafeína

Custo com filho pode passar de R$ 1,6 milhão. Como se planejar?

Nas grandes metrópoles o custo com filhos costuma ser maior que no interior, assim como a classe social de cada pessoa interferir na base de cálculo.

Cresce a tendência entre casais que optam por não ter filhos. Segundo o IBGE, cerca de 20% dos casais não pretender gerar descendentes. A alta no custo de vida está entre os fatores que pesam na decisão. E segundo o Instituto, em 2030, cada mulher deverá ter apenas 1,5 filho no Brasil. No começo do século, a taxa de fecundidade era de 2,38.

Porém, entre os casais que optarem por gerar um filho, o custo médio pode passar de R$ 1,6 milhão ao longo de 20 anos, segundo cálculos do planejador financeiro Guilherme Baía. Nas grandes metrópoles o custo costuma ser maior que no interior, assim como a classe social de cada pessoa interferir na base de cálculo.

Sendo assim, qual percentual da renda mensal é necessário poupar para se programar? E qual tipo de investimento é mais indicado?

Neste Cafeína, Dony De Nuccio e Samy Dana mostram os ativos financeiros mais indicados e qual valor destinado para a criação dos filhos de acordo com a composição econômica de cada família.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.