Siga nossas redes

Cafeína

Golpe do IR: veja os cuidados para não cair em armadilha

Receita Federal vem alertando para o golpe da restituição do Imposto de Renda (IR). E o Cafeína mostra o que fraudadores estão fazendo para aplicar o golpe do IR nos contribuintes.

A Receita Federal vem alertando para o golpe da restituição do Imposto de Renda (IR). E o Cafeína mostra o que fraudadores estão fazendo para aplicar o golpe do IR nos contribuintes com restituição do IRPF 2023 a receber.

Como a temporada da declaração do Imposto de Renda encerrou ao final de maio, os pagamentos dos lotes de restituição serão feitos até 29 de setembro, sendo este o quinto e último. E os contribuintes devem ficar atentos para evitar golpes nesse período. 

Entre os mais comuns indicados pela Receita Federal está e-mails alegando erros nas declarações do Imposto de Renda. Os fraudadores utilizam ainda sigla “IRPF” no link e termos comuns utilizados pela Receita.

Também é solicitado que os destinatários cliquem em links suspeitos ou forneçam informações pessoais, alegando ser preciso corrigir supostos erros na declaração do IR. Porém, é através destas mensagens falsas que os criminosos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes. Há casos de instalação de programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais das vítimas, segundo a Receita.

Veja neste programa como se proteger e não cair na armadilha.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.