Resposta de Alexandre Santiago*
A grande certeza que temos no mercado financeiro é que as crises virão. A outra grande certeza é a de que elas vão passar. Estar investido no mercado é ficar sujeito a esse risco e isso é normal.
É nas crises e volatilidade do mercado que se obtém bons resultados e oportunidades de excelentes ativos em promoção.
Creio que o mais importante é antes de tudo fazer o seu planejamento financeiro e alinhando seus recursos investidos as suas necessidades de liquidez e objetivos de curto, médio e longo prazos.
Para reduzir o seu risco e proteger patrimônio existe uma máxima fundamental: diversifique sua carteira de investimentos. “Diversificação é o único almoço grátis em finanças.”
Planejar e diversificar
Assim, você diminui os impactos de uma crise em seu patrimônio e se mantém mais tranquilo nesse período. Portanto, esteja posicionado em diversas classes de ativos de uma forma lógica e estratégica, alinhado com o seu perfil, planejamento e objetivos.
Tenha renda fixa para sua reserva de emergência ou curto prazo, multimercados para se posicionar em vários mercados e diferentes segmentos mais para o médio prazo, renda variável nacional e ativos internacionais com diversificação global e setorial para uma estratégia mais de longo prazo.
Passo a passo para se proteger da crise
Minha recomendação para manter sua carteira protegida em tempos de crise é, portanto:
- Planejamento financeiro
- Reserva de emergência
- Diversificação da sua carteira
- Visão de longo prazo, preservando o seu presente e garantindo o seu futuro
*Planejador da Fiduc
*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]
Veja também:
- Quem tem direito ao PIS 2023? Veja como consultar
- Planilha de controle financeiro: veja 15 modelos para baixar
- Tesouro RendA+ : o que é e como investir