Siga nossas redes

Conexão B3

Como a tecnologia e a inovação podem facilitar a vida do investidor

Veja três iniciativas que melhoram a experiência de quem aplica na bolsa de valores.

Publicado

em

por

Marcos Albino

Tempo médio de leitura: 6 minutos

Marcos Albino, superintendente de TI na B3. Foto: Wanezza Soares.

Nos últimos anos, acompanhamos um avanço significativo no uso da tecnologia para finalidades que antes eram impensáveis e que impactam diretamente a forma como nos comunicamos, trabalhamos e até mesmo como cuidamos do nosso dinheiro. No mercado financeiro, desde o uso de algoritmos de negociação até plataformas de investimento online ou a tokenização de ativos, o desenvolvimento tecnológico está revolucionando a forma como as pessoas lidam com suas finanças. 

As negociações eletrônicas instantâneas e a análise de dados em tempo real são alguns exemplos de como essa evolução tem impactado o mercado financeiro. Hoje, só para termos uma ordem de grandeza, já são mais de 5 milhões de pessoas que utilizam diversas tecnologias para investir em renda variável na bolsa. Há 10 anos, esse número era de pouco mais de 500 mil contas.

Usamos a inovação como ferramenta para viabilizar melhorias em processos, portfólio de produtos e serviços e também na construção de uma empresa cada vez mais focada no cliente. A inovação é um dos principais viabilizadores do planejamento estratégico da B3 e seus conceitos estão presentes em diversas frentes de trabalho.

Pensando nas facilidades que essas ferramentas podem trazer aos que querem começar a investir ou àqueles que querem dar mais um passo em sua jornada de investimento em produtos da bolsa, reuni três iniciativas que mostram como podemos facilitar a experiência do investidor para tomar boas decisões de investimento com o uso da tecnologia. 

1 – Área do Investidor

Essa funcionalidade permite que cada investidor tenha uma visão clara e organizada de seu portfólio financeiro, podendo consultar movimentações, posições, dividendos e outros eventos relevantes. Nesse ambiente o investidor pode acessar de forma consolidada e transparente todas as informações sobre seus investimentos registrados na B3, como ações, ETFs, CDBs, LCIs, LCAs e muito mais. E sabe qual a importância do uso de uma tecnologia de ponta para a qualidade da plataforma?

A Área do Investidor foi desenvolvida totalmente em nuvem. Isso é importante, pois temos a garantia da elasticidade da nuvem que permite atender as altas demandas de acessos ao mesmo tempo. Além disso, com o uso de ferramentas de computação em nuvem é possível acessar informações sem depender de um dispositivo específico. 

Na prática, o investidor consegue ver seus investimentos de qualquer lugar do mundo em uma plataforma segura, confiável e sempre disponível. Também utilizamos os contêineres, que são como caixas virtuais que isolam os aplicativos, garantindo que eles funcionem de maneira consistente em diferentes ambientes. Isso significa que o investidor pode acessar seus investimentos com segurança e uniformidade, independentemente do dispositivo que estiver utilizando, com estabilidade e confiança na segurança dos seus dados. 

2 – Skill “Bora investir” na Alexa

Já se tornou comum vermos o uso da Alexa para diferentes finalidades: ora ela ajuda a acender as luzes da casa a partir de um comando, ler a agenda do dia, lembrar o que precisamos comprar no supermercado ou mesmo ajudar a responder dúvidas das lições de casa dos filhos. Pensamos então em trabalhar uma nova skill chamada “Bora investir” em parceria com a Amazon para fornecer informações atualizadas e relevantes sobre o mercado financeiro. 

Com essa funcionalidade o investidor pode obter notícias e atualizações diretamente do Bora Investir, o site de conteúdo focado na pessoa física da B3, por meio da assistente virtual Alexa. A ferramenta só é possível graças às APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos), que funcionam como pontes entre sistemas, permitindo a comunicação organizada entre as funcionalidades de ambos. No caso da skill Bora Investir, são conectadas as principais notícias do site com a habilidade da assistente de voz de receber comandos do usuário e gerar a resposta em áudio por meio de inteligência artificial.  

3 – ChatBot especializado em educação financeira

Também desenvolvemos um ChatBot inteligente e personalizado para fornecer suporte e orientações especializadas sobre educação financeira. A plataforma foi criada em parceria com a Microsoft usando inteligência artificial generativa, que é uma tecnologia que aprende com exemplos e geram respostas específicas para cada usuário.

O nosso ChatBot é treinado com diversas fontes de conteúdo sobre educação financeira, como cursos, normativos regulatórios, e-books e outras fontes que passaram pela curadoria da B3 para garantir que as informações são confiáveis. 

A plataforma, ainda em fase de testes, estará disponível em breve para responder perguntas sobre produtos e serviços do mercado e oferecer conteúdo sobre educação financeira adaptado ao perfil de cada investidor. Esta iniciativa traz uma nova forma de entregar educação financeira para a população, com conteúdo personalizado, confiável e dinâmico de acordo com o nível de conhecimento de quem está perguntando, para mostrar que investir pode sim ser para todos e trazer ainda mais facilidade no acesso à informação.

Esses exemplos só reforçam o compromisso da B3, a bolsa do Brasil, em utilizar tecnologias avançadas para simplificar a jornada de investimento do brasileiro. Estamos constantemente acompanhando as mudanças no mercado e investindo em tecnologia para melhor atender às necessidades de um mercado em evolução. Ao combinar tecnologias como computação em nuvem, APIs e inteligência artificial generativa, buscamos oferecer soluções inovadoras que facilitam o acesso à informação, garantem a segurança dos dados e fornecem suporte personalizado para ajudar o investidor a tomar boas decisões, de acordo com seus objetivos e perfil de risco. 

Aliado a isso, a B3 segue dando passos importantes dentro da sua estratégia de transformação digital que começou nos últimos anos. Há um esforço contínuo para antecipar demandas do mercado a partir do desenvolvimento de novos sistemas em nuvem, como a recém-lançada plataforma para negociação eletrônica de ativos de renda fixa e as iniciativas de tokenização de ativos regulados. 

Seguimos atentos a como o desenvolvimento de novas tecnologias pode apoiar na evolução dos nossos sistemas e trazer ainda mais benefícios para os investidores. Conte conosco para oferecer inovação tecnológica contínua, praticidade e excelência enquanto você trilha seu caminho rumo ao sucesso financeiro.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação.

*Marcos Albino é superintendente de TI na B3.
ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.