Pergunta: Se o CDI acompanha a taxa Selic, se eu pegar um investimento que me dê 100% do CDI, é como se eu tivesse investindo no Tesouro Selic direto né? Ou seja, a rentabilidade vai ser quase a mesma coisa?
Resposta de Christine Gut:
Pelas suas palavras, me dá a impressão que você quer comparar retornos de investimentos baseados na taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é a referência, benchmark, mais utilizado na nossa cultura.
O conceito está correto, porém quero fazer uma sugestão. Que tal invés de comparar com o CDI, usasse como parâmetro a inflação? No caso, buscar investimentos que te proporcionem retornos acima da inflação? De preferência, inflação mais alguma coisa?
Concorda que manter o poder de compra do dinheiro deveria ser nossa principal preocupação? E que o ideal então é além de manter o poder de compra ganhar algo de fato?
Se nossa inflação é medida pelo IPCA, em vez de 100% do CDI, busque por investimentos cuja expectativa de retorno seja te dar algo além do IPCA. Isto nos leva a outro ponto que é a diversificação da sua carteira de investimentos.
A diversificação é extremamente vantajosa pois aumenta a sua exposição as diferentes opções e estratégias existentes no mercado.
Monte estas estratégias levando em consideração os seus objetivos de vida e seu perfil como investidor.
Lembro que para se obter os melhores retornos ao longo do tempo, de maneira consistente, a gestão dos recursos pode ser feita de maneira profissional e ativa, por um gestor que esteja alinhado aos seus interesses de fato.
*CFP® Planejadora Financeira na Fiduc
As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected] |
Veja também
- Calculadora da aposentadoria: quanto é possível acumular investindo?
- Tesouro Selic: o que é, como funciona e simulador para investir
- Calendário do INSS 2022: veja as datas de pagamento