Siga nossas redes

SO$ Finanças

Selic vai subir de novo; como fica o Tesouro Direto?

Planejadora financeira responde dúvida do leitor; envie sua pergunta.

Publicado

em

por

Claucia Braga*

Tempo médio de leitura: 3 minutos

Tesouro Direto/Pixabay

Marco Túlio: A taxa Selic deve subir de acordo com a reunião do Copom. Tenho um dinheiro que gostaria de deixar parte no Tesouro Selic e parte no Tesouro IPCA+. É o melhor momento para comprar Tesouro com preço menor? De que forma o aumento da Selic interfere no preço? Tenho que esperar para compra por um preço menor?

Resposta de Claucia Braga*:

O aumento na taxa influência sim as taxas de alguns títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic) e vale lembrar que quando você compra um título do Tesouro, você empresta seu dinheiro para o governo. Quanto maior a taxa Selic, mais atrativos esses títulos de dívida do governo e maior a taxa a ser recebida por eles. Com uma economia mais firme, essa taxa tende a cair.

Hoje, a Selic está em 9,25% ao ano, e a expectativa de boa parte do mercado é de que ela suba 1,5 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, na quarta-feira (2).

Importante mencionar que outros títulos do Tesouro, como o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Pré-fixado, têm taxas de retorno que podem ser influenciadas pelos aumentos e reduções da Selic, mas que outros fatores também influenciam, ligados as expectativas econômicas de médio e longo prazo.

Assim, mudanças na Selic não significam necessariamente alterações nesses títulos. Ainda sobre esses títulos, as taxas contratadas são válidas apenas para os títulos que são levados até o vencimento. Para quem resgata antes, o retorno pode variar muito, podendo até ocorrer retornos negativos.

Você deve esperar a taxa ficar mais atrativa para investir? Isso não é uma verdade absoluta, visto que as expectativas nem sempre se concretizam. O melhor para qualquer carteira de investimentos é a diversificação e os aportes constantes, isso eleva a sua rentabilidade média e não te faz refém de nenhuma “bola de cristal” para saber o melhor momento, afinal o melhor momento é agora.

A montagem de uma carteira, mesmo que contenha apenas títulos do tesouro, é complexa e uma diversificação adequada requer conhecimentos e recursos que apenas equipes profissionais possuem.

*Planejadora Financeira na Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também


Investir é mais fácil do que você imagina. Aqui tem o investimento ideal para o seu perfil. Vem pro Nu invest!

Anúncio Patrocinado Super Week Temporada de balanços Super Week Temporada de balanços
ANÚNCIO PATROCINADO      Conheça a carteira recomenda de dividendos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Carteira Top 10