Siga nossas redes

SO$ Finanças

Como proteger meu patrimônio de uma recessão global?

É nas crises e volatilidade do mercado que se obtém bons resultados e oportunidades de excelentes ativos em promoção.

Resposta de Alexandre Santiago*

A grande certeza que temos no mercado financeiro é que as crises virão. A outra grande certeza é a de que elas vão passar. Estar investido no mercado é ficar sujeito a esse risco e isso é normal.

É nas crises e volatilidade do mercado que se obtém bons resultados e oportunidades de excelentes ativos em promoção.

Crédito: Adobe Stock

Creio que o mais importante é antes de tudo fazer o seu planejamento financeiro e alinhando seus recursos investidos as suas necessidades de liquidez e objetivos de curto, médio e longo prazos. 

Para reduzir o seu risco e proteger patrimônio existe uma máxima fundamental: diversifique sua carteira de investimentos. “Diversificação é o único almoço grátis em finanças.”

Planejar e diversificar

Assim, você diminui os impactos de uma crise em seu patrimônio e se mantém mais tranquilo nesse período. Portanto, esteja posicionado em diversas classes de ativos de uma forma lógica e estratégica, alinhado com o seu perfil, planejamento e objetivos.

Tenha renda fixa para sua reserva de emergência ou curto prazo, multimercados para se posicionar em vários mercados e diferentes segmentos mais para o médio prazo, renda variável nacional e ativos internacionais com diversificação global e setorial para uma estratégia mais de longo prazo. 

Passo a passo para se proteger da crise

Minha recomendação para manter sua carteira protegida em tempos de crise é, portanto:

  1. Planejamento financeiro 
  2. Reserva de emergência 
  3. Diversificação da sua carteira 
  4. Visão de longo prazo, preservando o seu presente e garantindo o seu futuro

*Planejador da Fiduc

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.