Siga nossas redes

SO$ Finanças

Faz sentido investir em ETFs tradicionais no mercado brasileiro?

Leitor quer saber se vale a pena apostar em um mercado não tão amplo/ envie sua pergunta por e-mail.

Pergunta de JB Evangelista: Faz sentido só aplicar em fundos de índice tradicionais num mercado não tão amplo como o brasileiro?

Resposta de Afrânio Alves*:

Os fundos de índices (ETFs) são produtos de investimentos com inúmeras características e peculiaridades que os tornam uma alternativa acessível para composição da estratégia de investimento do pequeno investidor. Dentre estas características, destaco sua composição: o fundo de índice é composto por um conjunto de ativos que por sua vez replicam algum índice de mercado já elaborado e conhecido.

Isso que confere ao fundo de índice um importante elemento na estratégia de investimentos: a diversificação.

Como o leitor bem destacou, o tamanho do mercado brasileiro realmente não é tão amplo. Quando comparamos a economia brasileira em termos de representatividade global, representamos somente 2% do PIB mundial, o que nos faz refletir sobre as inúmeras oportunidades e setores da economia que estão em franca expansão nos demais países.

Falando ainda do mercado brasileiro, existem gestores que buscam ir além dos índices com gestão ativa em seus portfólios, que podem ser acessadas por meio de fundos de investimento.

Para uma adequada estratégia de investimentos é importante contar com diversificação e gestão profissional de investimentos, visto que as escolhas de fundos ativos no país e o acesso aos mercados internacionais requerem uma adequada análise dos ativos.

Em todo caso, uma opção é conversar com um profissional de sua confiança pois ele saberá te auxiliar precisamente na construção da estratégia e fornecer os elementos para que você escolha seus investimentos com assertividade, além de outros aspectos em sua jornada rumo à liberdade financeira. Desejo sucesso em seus investimentos!

*CFP® Planejador Financeiro na Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.