TREND CHINA
O ETF XINA11 é um fundo de índice de ações negociado na B3 que reflete o cenário da economia chinesa. Lançado pela XP em 21 de dezembro de 2020, inicialmente negociado a R$ 10,00, o ETF replica o índice MSCI - índice de referência da economia chinesa.
História de XINA11
O Trend China (XINA11) é um ETF lançado pela XP Vista Asset Management que busca replicar o índice chinês MSCI. Com 715 empresas listadas entre large e mid caps, o MSCI compreende 85% das empresas chinesas listadas em bolsa, incluindo Ações A, B, H, ações vermelhas (Red chips), ações P (P chips), além de ADRs ao redor do globo.
O que são A Shares, B Shares e H Shares
Os termos A Shares, B Shares e H Shares se referem a diferentes perfis de ações chinesas listadas nas bolsas do país. Uma vez que três bolsas distintas operam na China - a de Hong Kong, a de Xangai e a de Shenzhen (sendo que a de Hong Kong possui particularidades jurídicas) - as ações recebem classificações distintas de acordo com sua natureza.
A Shares são ações que possuem limite de negociação internacional, localizadas no continente chinês, e são negociadas apenas em moeda local. Já as B Shares são ações mais livremente comercializadas, em dólar, sem limites para estrangeiros. Por sua vez, as H Shares são as ações negociadas em Hong Kong - a natureza do país as considera de maneira dúbia, tanto nacionais quanto internacionais.
O que são Red Chips e P Shares
Outras empresas de natureza distinta são as Red Chips e as P Shares. As Red Chips são caracterizadas como empresas de grande participação do governo chinês, sediadas no continente, mas negociadas na bolsa de Hong Kong. Já as P Chips são similares às Red Chips, com a diferença de pertencerem a empresas privadas.
Principais empresas do XINA11
As 10 principais empresas que compõem o índice XINA11 são:
- Tencent Holding, com 22,32% do total do índice;
- Grupo Alibaba, com 16,47% do total do índice;
- Meituan, com 8,41% do total do índice;
- Jd.Com com 5,46% do total do índice;
- Netease com 3,5% do total do índice;
- Baidu com 3,45% do total do índice;
- Wuxi com 3,11% do total do índice;
- Xiaomi com 24,02% do total do índice;
- Li Ning com 19,08% do total do índice;
- Kuaishou com 17,56% do total do índice.
Dividendos do XINA11
O índice XINA11, como todo ETF brasileiro, não realiza a distribuição de dividendos entre os cotistas, mas os reinveste em novas cotas do ETF, representando o Total Net Return. Entretanto, o MSCI China All Shares, no qual se baseia, possui um DY de 1,26% no 2T22.
O índice possui uma taxa de administração de 0,3% ao ano, enquanto o MSCI China cobra uma taxa de 0,59% ao ano, totalizando quase 0,9% ao ano em encargos administrativos.
*Texto atualizado pela última vez em setembro de 2022.