Siga nossas redes

Criptonews

Bitcoin vs ethereum: rali entre as criptos é sustentável?

O ether (criptomoeda da rede ethereum) vem registrando altas maiores que o bitcoin. Logo, especula-se se o ETH deve ultrapassar o BTC.

As criptomoedas se movimentaram para cima depois que uma série de dados divulgados pelo FED (Federal Reserve) mostraram uma desaceleração na inflação americana para o mês de julho, ficando assim em 8,5% — percentual este abaixo da expectativa de 8,7% e abaixo também do número de junho (que tinha sido de 9,1%). Essa é a primeira desaceleração desde abril, sinal de que o aperto monetário que vem sendo adotado pelo Banco Central dos EUA pode vir a ser mais ameno na próxima reunião prevista para setembro.

O resultado favoreceu os ativos mais voláteis, em especial as criptomoedas, que após a divulgação dos números deram um salto liderado pelo ethereum. No entanto, o bitcoin também registrou alta —  mas de forma mais tímida. O BTC manteve o patamar de US$ 24.150 até a noite de quinta-feira, 11, e o ethereum subiu para US$ 1.881 em igual período.

Mas esse descolamento entre as duas criptomoedas tem surgido com alguma recorrência. Em um mês, a alta do ethereum (ETH) foi mais que o triplo da alta no BTC: 56% contra pouco menos de 15%. Logo, especula-se se o ethereum pode vir a ultrapassar o bitcoin (que é hoje a criptomoeda de maior valor de mercado).

Segundo o JP Morgan, o movimento altista do ether em julho está completamente relacionado com a atualização da sua rede. O “The Merge” (como foi batizada a atualização do sistema que passará de proof of work – como é o modelo do bitcoin – para proof of stake) está previsto para ser concretizado em 19 de setembro. E há uma grande expectativa em torno da atualização da blockchain que vai exigir um poder computacional menor, se tornar mais eficiente e gastar segundo estimativas 99% menos energia. E quanto mais próximo chega a data estimada para isso acontecer, mais o mercado se empolga e o ethereum vai “para cima”.

Mas isso não abala a confiança dos simpatizantes do bitcoin, uma vez que o The Merge precisa se provar sem riscos.

Analisando do ponto de vista de oportunidade, qual criptomoeda vale mais a pena investir? Ou ainda: quais as diferenças entre ethereum e bitcoin? Seriam essas criptos complementares de forma a ser uma boa opção ter ambas na carteira?

O Criptonews desta sexta-feira,12, responde a essas e outras perguntas além de trazer o que foi notícia na semana no universo cripto.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.