Siga nossas redes

Criptonews

ChatBTC, inteligência artificial focada em bitcoin, chega ao mercado

A nova ferramenta é concorrente do chatGPT, e promete ser uma nova era para o ecossistema da maior criptomoeda da história.

*ARTIGO

No cenário em constante evolução das criptomoedas, a inovação não para de surpreender. Nesse contexto, os desenvolvedores do bitcoin core e entusiastas da tecnologia se uniram para criar o ChatBTC

Trazendo uma abordagem específica e precisa para responder às perguntas dos usuários, sem divagar em teorias ou informações irrelevantes, a nova ferramenta tem um foco total no bitcoin (BTC) e promete responder dúvidas dos usuários sem invenção de teorias.

O sistema possui uso bem intuitivo e tal como o ChatGPT, gera respostas em várias línguas, incluindo português. Apesar do seu serviço gratuito ser limitado, o preço para liberar mais perguntas no ChatGPT é bem baixo.

Plataforma ChatBTC tem foco total no bitcoin (Imagem: Reprodução/ChatBTC)

Para quem está de fora do ecossistema das criptomoedas, essa nova IA vem não apenas responder dúvidas dos interessados, mas também para estimular o engajamento da comunidade, a autonomia dos usuários e as transações com BTC.

Em outras palavras, o crescimento do bitcoin e das criptomoedas como um todo não é mais uma narrativa periférica. Ela está se transformando rapidamente no núcleo da revolução financeira e tecnológica do século 21.

Conhecendo melhor o ChatBTC

A nova ferramenta foi desenvolvida pelos responsáveis do The Bitcoin Dev Project, e tem uma proposta ambiciosa: disponibilizar uma fonte confiável e precisa para a obtenção de informações relacionadas ao bitcoin.

Para garantir a precisão das respostas, o programa foi alimentado com uma ampla base de conhecimento, incluindo todo o histórico do bitcoin e discussões significativas da lista de desenvolvedores da moeda.

Todos os dados são provenientes da lista de discussão bitcoin-dev, fóruns de desenvolvimento Lightning, Bitcoin StackExchange, Bitcoin Optech e BTC Transcripts, elevando o ChatBTC a um novo patamar de confiabilidade.

Isso significa que, com essa nova IA, os usuários têm à disposição uma maneira intuitiva e direta de aprender sobre a maior criptomoeda do mercado com as pessoas que muito provavelmente mais conhecem sobre bitcoin no mundo.

Da teoria à prática

O modo gratuito foi propositalmente limitado, já que o preço para liberar mais perguntas é quase zero e está perfeitamente alinhado com o ecossistema das criptomoedas. Ao invés de utilizar moedas tradicionais, a ferramenta só pode ser paga exclusivamente com BTC.

Dado seu objetivo, o custo do ChatBTC é bem pouco e não deve ser um empecilho para que os entusiastas do bitcoin e pessoas realmente interessadas em entender melhor a criptomoeda usem a plataforma.

Para chegar à sua meta, as transações feitas no ChatBTC são processadas através da Lightning Network, uma solução de escalabilidade do bitcoin que permite transferências rápidas e de baixo custo.

Por exemplo, no vídeo explicativo de como utilizá-lo, foi feito um teste público no qual foi cobrado apenas 34 satoshis para que se pudesse fazer mais perguntas, preço equivalente a aproximadamente R$ 0,49.

Tutorial de como usar o ChatBTC e o valor pago para liberar mais perguntas na hora do teste. (Imagem: Reprodução)

Esse modelo não só fortalece o compromisso com o ecossistema cripto, mas também possibilita aos usuários experimentarem transações em satoshis, a menor unidade do bitcoin. 

Mais conhecimento potencializa a adoção

A ascensão do ChatBTC é um reflexo do constante avanço do bitcoin e seu impacto na vida cotidiana. 

Seja para responder a dúvidas ou para realizar transações, a ferramenta e outras inovações do mundo das criptomoedas estão pavimentando o caminho para um futuro em que as fronteiras entre o físico e o digital se tornam ainda mais fluidas.

Assim como o ChatGPT revolucionou a interação com a inteligência artificial, o ChatBTC pode ser o catalisador de um novo padrão de interações enriquecedoras no universo cripto.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.