Siga nossas redes

Economia

2,9 milhões de pessoas buscam uma vaga de emprego há mais de 2 anos, diz IBGE

Maior contingente é o de pessoas que procuram um trabalho há pelo menos um mês, de 5,2 milhões; dados são do quarto trimestre de 2019.

Publicado

em

Emprego

O Brasil tinha 2,910 milhões de pessoas em busca de emprego há mais de dois anos no 4º trimestre do ano passado. Esse contingente representa 25% do total de desempregados o país, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (14).

LEIA MAIS: Cerca de 11,6 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil

No trimestre anterior, esse contingente era de 3,150 milhões de desempregados em busca de uma vaga há tanto tempo. Em relação ao quarto trimestre de 2018, diminuiu em 6,5% o contingente de desempregados há pelo menos dois anos.

Veja a lista completa por tempo de procura no quatro trimestre:

  • 2 anos ou mais: 2,9 milhões de pessoas
  • Mais de 1 ano: 1,65 milhão de pessoas
  • Pelo menos 1 mês: 5,2 milhões de pessoas
  • Menos de um mês: 1,8 milhões de pessoas

Taxa de desocupação por estados

A taxa de desocupação teve um recuo estatisticamente significativo em apenas nove das 27 Unidades da Federação na passagem do terceiro trimestre de 2019 para o quarto trimestre do ano.

No total do país no quarto trimestre de 2019, essa taxa foi de 11,0%, ante 11,8% no terceiro trimestre. No quarto trimestre do ano passado, a taxa de desocupação era de 11,6%.

No Estado de São Paulo, a taxa de desocupação recuou de 12,0% no terceiro trimestre para 11,5% no quarto trimestre do ano passado.

No quarto trimestre, as maiores taxas foram observadas na Bahia (16,4%), Amapá (15,6%), Roraima (14,8%) e Sergipe (14,8%). Os menores resultados ocorreram em Santa Catarina (5,3%), Mato Grosso (6,4%) e Mato Grosso do Sul (6,5%).

*Com Estadão Conteúdo

Já pensou em estimular o setor agrícola e/ou imobiliário e ao mesmo tempo ter ótimos ganhos? Invista em CRI e CRA pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado Dinheiro parado? Não mais! Invista e mudo o jogo! Dinheiro parado? Não mais! Invista e mudo o jogo!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.