Siga nossas redes

Economia

Ações europeias caem pressionadas por setor de saúde e com dados da inflação alemã em foco

Por Johann M Cherian e Ankika Biswas

(Reuters) – As ações europeias tiveram um início de segundo trimestre negativo, pressionadas pelos papéis do setor de saúde, enquanto investidores analisavam os dados de inflação da Alemanha em busca de pistas sobre o momento dos cortes de juros pelo Banco Central Europeu (BCE).

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,80%, a 508,57 pontos, nesta terça-feira, caindo para o nível mais baixo em uma semana depois de ter atingido um pico intradiário recorde, com os investidores retornando após um fim de semana prolongado e o feriado da Páscoa.

A especulação sobre cortes iminentes nas taxas de juros convenceu investidores a comprar ativos de risco nas últimas semanas, mesmo com o índice de referência sendo negociado perto de recordes de alta, depois de registrar seu segundo trimestre consecutivo de ganhos.

No entanto, as ações recuaram nesta terça-feira, também pressionadas pela alta dos rendimentos dos títulos da zona do euro.

Dados preliminares mostraram que a inflação alemã diminuiu um pouco mais do que o esperado em março, ajudada pelos preços mais baixos da energia. Isso ocorreu um dia antes dos dados mais amplos sobre a inflação da zona do euro.

Entre os principais setores, o de saúde perdeu 1,6% após ganhos recentes. A Siegfried Holding caiu 5,4%, já que o presidente-executivo da empresa farmacêutica suíça, Wolfgang Wienand, deixará o cargo para se juntar à Lonza.

Os setores de varejo, imobiliário e viagens e lazer também caíram mais de 2% cada.

Por outro lado, as ações do setor de energia ganharam 2,5%, atingindo o maior nível em mais de cinco meses, conforme os preços do petróleo subiram devido a novas ameaças de ataques ucranianos a instalações de energia russas e à escalada do conflito no Oriente Médio.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,22%, a 7.935,09 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,13%, a 18.283,13 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,92%, a 8.130,05 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,22%, a 34.325,23 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,89%, a 10.975,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,43%, a 6.307,21 pontos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.