Siga nossas redes

Economia

Banco do Brics pretende emitir primeiro título em rúpias indianas até outubro

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 2 minutos

O banco de desenvolvimento fundado pelo bloco Brics planeja emitir seu primeiro título em rúpias indianas até outubro, disse seu diretor de operações nesta segunda-feira (21), com a instituição sob pressão para ampliar e realizar mais empréstimos em moedas locais.

O Novo Banco de Desenvolvimento emitiu seu primeiro título em rand na África do Sul na semana passada e pode considerar emissões em moeda local no Brasil, na Rússia e nos Emirados Árabes Unidos, disse Vladimir Kazbekov em uma coletiva de imprensa antes da Cúpula dos Brics em Johanesburgo em 22 a 24 de agosto.

Sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), em Xangai 10/07/2023 REUTERS/Aly Song

Criado em 2015, o Novo Banco de Desenvolvimento é a conquista mais concreta dos países que forma o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – na tentativa de transformar o bloco em um contrapeso para o Ocidente. No entanto, seu já lento ritmo de empréstimos foi ainda mais prejudicado por sanções contra a Rússia.

“Vamos explorar o mercado indiano, com rúpias, talvez até outubro na Índia”, disse Kazbekov.

“Agora começamos a pensar seriamente… em usar a moeda de um país membro para financiar projetos com essa moeda em outro membro. Digamos, um projeto na África do Sul a ser financiado em iuan, não em dólar”.

Vladimir Kazbekov.

Kazbekov se recusou a dar um tamanho-alvo para o programa de títulos em rúpias indianas, que a Reuters havia noticiado anteriormente que estava em processo de criação.

A diretora financeira Leslie Maasdorp disse à Reuters na época que o banco pretende aumentar os empréstimos em moeda local, a maioria dos quais até agora em iuan chinês, de cerca de 22% para 30% até 2026, mas que há limites para a “desdolarização”.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.