Siga nossas redes

Economia

Banco Mundial diz que guerra vai reduzir crescimento global

Segundo David Malpass também terá aumento na meta de financiamento.

David Malpass, presidente do Banco Mundial, em coletiva de imprensa da instituição em Washington com logo do banco mundial ao fundo
David Malpass, presidente do Banco Mundial, fala durante coletiva de imprensa nas reuniões da primavera norte-americana do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional em Washington, EUA 11/04/2019 REUTERS/James Lawler Duggan/File Photo

O Banco Mundial está reduzindo sua previsão de crescimento global para 2022 em quase 1 ponto percentual, para 3,2%, de 4,1% anteriormente, devido aos impactos da invasão da Ucrânia pela Rússia, disse nesta segunda-feira o presidente da instituição, David Malpass.

Em teleconferência, Malpass disse a repórteres que o Banco Mundial está respondendo às tensões econômicas adicionais da guerra com a proposta de uma nova meta de financiamento de crise para 15 meses, de 170 bilhões de dólares, com o objetivo de comprometer cerca de 50 bilhões de dólares desse montante nos próximos três meses.

Malpass disse que a principal responsável pela redução da previsão de crescimento global do banco foi a estimativa de contração de 4,1% na região da Europa e Ásia Central –que inclui Ucrânia, Rússia e países vizinhos.

As previsões também foram cortadas para economias avançadas e em desenvolvimento por causa da disparada nos preços de alimentos e energia provocada por interrupções no abastecimento relacionadas à guerra, disse Malpass.

Espera-se que o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduza sua previsão de crescimento global na terça-feira.

“Estamos nos preparando para uma resposta contínua à crise, dadas as múltiplas crises”, disse Malpass. “Nas próximas semanas, espero discutir com nosso conselho um novo envelope de resposta de 15 meses à crise de cerca de 170 bilhões de dólares para cobrir (o período de) abril de 2022 a junho de 2023.”

O plano segue um programa de financiamento de combate à Covid-19 de 160 bilhões de dólares do Banco Mundial, dos quais Malpass disse que 157 bilhões de dólares foram comprometidos até junho de 2021.

Malpass disse que o financiamento apoiará parcialmente os países que acolheram refugiados da Ucrânia e também ajudará a resolver problemas em nações afetadas pela escassez de alimentos.

Malpass disse que os países integrantes do Banco Mundial e do FMI discutirão nesta semana uma nova assistência para a Ucrânia e espera que compromissos específicos sejam anunciados por vários países doadores.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.