A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento presencial nas agências bancárias no feriado do Dia de Finados, nesta quarta-feira (2).
A decisão faz parte da resolução do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos, feriados de âmbito nacional, municipal ou estadual, exceto pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas.
Na quinta (3) e sexta-feira (4), o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais.
“Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 02/11 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte”, informou a Febraban.
Como pagar as contas no feriado
Por nota, o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, afirmou que os tributos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Segundo a Febraban, para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.
“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta Faria por nota.
Veja também
- BTG adquire gestora de fortuna americana Greytown
- BTG apresenta oferta de aquisição das ações do Banco Nacional
- “Meu nome não é Luana” e outras histórias sobre os bons resultados dos bancos
- A brasileira que levou US$ 1 bi da Visa e está colocando bancos mundo afora na nuvem
- Apps de bancos brasileiros apresentam falhas em meio a apagão global