Siga nossas redes

Economia

Campos Neto: ‘É importante que venha melhora na arrecadação’

Presidente do Banco Central fez declaração durante debate sobre reformas em evento no Guarujá (SP) em semana marcada pela aprovação do arcabouço fiscal.

Em uma semana marcada pela aprovação do arcabouço fiscal no Congresso Nacional, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou neste sábado (26) que é importante que o Brasil tenha melhora na arrecadação.

Durante participação no painel As oportunidades do Brasil na 2ª edição do Fórum Esfera, realizada no Guarujá (SP), o presidente da autoridade monetária disse que conforme as medidas arrecadatórias se concretizam, fazem com que o movimento de juros seja mais eficiente.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em Brasília, Brasil 15/02/2023 REUTERS/Adriano Machado

“Não olhamos medidas específicas e entendemos que é importante que venha melhora na arrecadação. A arrecadação corrente está frustrando um pouco, é importante medidas sustentáveis, que a gente consiga perpetuar sua cobrança com eficiência”, afirmou  Campos Neto.

No último dia 22, a Câmara aprovou o novo arcabouço fiscal, conjunto de regras que substituirá o teto de gastos no controle das contas públicas. O parecer do relator com a inclusão de emendas do Senado recebeu 379 votos favoráveis e 64 contrários. A proposta vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Política fiscal

O presidente do Banco Central destacou ainda durante o evento que a autoridade monetária não faz política fiscal, mas que ela é importante, pois, com o tripé macroeconômico, é necessário que tudo esteja andando junto.

“A inflação futura não está na meta, ao mesmo tempo olhamos o que o mercado espera. É importante entender que, se tem uma convergência no fiscal, tem convergência no monetário e, muito provavelmente, vai conseguir cair juros de forma consistente e ele vai ficar mais baixo por mais tempo”.

ROBERTO CAMPOS NETO, PRESIDENTE DO BC.

O presidente do Banco  Central reconheceu “o esforço  enorme que o governo tem feito” para fazer a ancoragem fiscal, mas pontuou que o fiscal não depende só do governo, mas, também, de medidas como do Congresso e do  Judiciário.

“O governo mostrou que está na direção de tentar melhorar o fiscal. O crescimento de gastos por lei é relativamente alto. E aí tem que cortar o resto. O arcabouço é   bem-vindo, trouxe melhora em termos de expectativas”, disse Campos Neto.

Corte da Selic

Na decisão de agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, levando a taxa básica de juros ao patamar de 13,25% ao ano. Foi o primeiro corte desde julho de 2020.

Campos Neto disse que o objetivo do Banco Central é fazer o “pouso suave” no combate à inflação, com menor custo possível para a sociedade.

“Quero trazer inflação para baixo com a menor queda possível do PIB, com o menor desemprego e com o mínimo de ruptura no canal de crédito possível”, disse.

De olho no fiscal dos Estados Unidos

Campos Neto avaliou durante o evento que, apesar de não estar muito evidenciado, os Estados Unidos estão passando pelo que não passa há muito tempo: as pessoas estão questionando o fiscal.

“Com isso, a curva longa de juros sobe um pouco, estamos olhando esse movimento da curva, está associado a um pouco ao fiscal”, alertou Campos Neto.

O presidente do Banco Central disse ainda que é preciso pensar que os Estados Unidos tenham uma desaceleração econômica grande por causa dos gastos, além da política monetária que leva tempo para impactar a economia. 

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, decidiu em sua última reunião, em julho, elevar a sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 5,25% a 5,5%, nível mais alto desde a crise financeira e recessão de 2007 a 2009. O aumento foi o 11º das 12 últimas reuniões.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.