Siga nossas redes

Economia

Copom: mercado espera manutenção da Selic nesta 4ª e se divide sobre agosto

Maior parte do mercado espera corte de 0,25 pontos no próximo mês, mas também há perspectivas de redução maior ou manutenção.

O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou nesta terça-feira (20) sua reunião para definir o rumo da taxa Selic, numa decisão que será anunciada na quarta. O mercado espera uma manutenção dos juros agora, enquanto a maior expectativa é por eventuais pistas que o comunicado pode trazer sobre a reunião de agosto.

Segundo dados da B3 sobre contratos de opção de Copom, considerando a expectativa do mercado, a probabilidade de manutenção da Selic nesta semana é de 94%. 

Para agosto, no entanto, o mercado se mostra mais dividido: a maior parte das expectativas, com 39%, indica corte de 0,25 ponto percentual, mas há também 29% de projeções de redução de 0,5 ponto percentual e 28% de manutenção.

A precificação de corte da Selic em agosto ganhou força nas últimas semanas, especialmente após a divulgação de dados mais fracos de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio ficou em 0,23%, depois de ter avançado 0,61% em abril. O resultado foi o mais fraco desde setembro de 2022 (-0,29%) e ficou bem abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de um avanço de 0,33% do índice.

Os números já se refletiram nas estimativas do Boletim Focus, que tem trazido redução nas expectativas para o IPCA – não somente em 2023, mas também para os anos seguintes. Com isso, a projeção da Selic caiu de 12,5% para 12,25% em 2023 e de 10% para 9,5% em 2024. 

Esse cenário, segundo Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, “a reunião do Copom nesta quarta-feira já deve soltar um comunicado dando a entender que se pode iniciar o corte de juros na reunião seguinte, em agosto”.

Na mesma linha, Luis Otávio Leal, economista-chefe da G5 Partners, prevê recuo já na próxima reunião. “Nosso cenário básico contempla uma queda de 0,5 p.p. em agosto, seguida de reduções de 0,25 p.p. nas reuniões até o final do ano, de modo que a taxa fecharia o ano em 12,5%”, comenta. 

Já o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung, prevê um corte de 0,25 ponto percentual na reunião de agosto após manutenção no encontro desta semana.

“Se abriu uma janela de oportunidades para que o Copom comece uma discussão sobre cortes na taxa de juros. Ficaremos de olho no comunicado desta reunião, pois poderá nos dar mais pistas sobre os próximos passos”

economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung

Ainda que haja divergências sobre a magnitude do primeiro corte, as análises vêm em linha com a previsão do Focus, que passou a apontar previsão de corte da Selic já em agosto.

Por sua vez, o Grupo Consultivo Macroeconômico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mantêm a previsão de início do ciclo de queda dos juros para setembro.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.