Siga nossas redes

Economia

El Salvador pode ser rebaixado após adotar bitcoin como moeda, diz S&P

Agência de risco afirmou que medida tem implicações negativas imediatas para a nota de crédito do país.

Bitcoin
REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

A adoção do dinheiro digital bitcoin por El Salvador tem implicações negativas imediatas para a nota de crédito do país, afirmou a agência de classificação de risco S&P Global nesta quinta-feira (16).

A S&P afirmou que os principais riscos são que a medida poderia ameaçar a expectativa do país de assegurar um programa de apoio junto Fundo Monetário Internacional, aumentar vulnerabilidades fiscais e prejudicar bancos pela adoção da moeda.

Mais: Veja as cotações das criptomoedas em tempo real

“Os riscos associados à adoção do bitcoin como meio de troca legal em El Salvador parecem superar seus potenciais benefícios”, afirmou a S&P. “Há consequências negativas imediatas para o crédito.”

A S&P atualmente tem nota B- menos para o país da América Central com uma perspectiva “estável”. A agência de classificação de risco Moody’s reduziu no final de julho sua nota para o país para Caa1, o equivalente a um grau a menos que o B- da S&P.

El Salvador se tornou em 7 de setembro o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como moeda legal. A medida significa que as empresas devem aceitar o pagamento em bitcoin junto com o dólar norte-americano, que tem sido a moeda oficial do país desde 2001 e permanecerá com curso legal.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.