Montagem de fotos dos candidatos à Prefeitura de Salvador em 2024
Disputa em Salvador tem sete candidatos a prefeito. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador tem orçamento de R$ 12 bilhões, e sete candidatos disputam em outubro de 2024 as eleições para prefeito da capital da Bahia, que tem 2,4 milhões de habitantes. Salvador tem o quarto maior colégio eleitoral do Brasil, com 1.969.757 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se houver).

Bruno Reis (União), atual prefeito, busca a reeleição no cargo. Os outros candidatos são o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), além de Kleber Rosa (PSOL), Victor Marinho (PSTU), Eslane Paixão (UP), Silvano Alves (PCO) e Giovani Damico (PCB).

No primeiro turno, se nenhum candidato obtiver 50% mais um dos votos válidos (excluindo-se brancos e nulos), os dois mais bem votados irão para a disputa no segundo turno.

Conheça, por ordem alfabética, os candidatos a prefeito de Salvador. As informações foram fornecidas pelos postulantes à Justiça Eleitoral e constam no portal DivulgaCand, do TSE.

LEIA MAIS: Como saber se um candidato é “ficha suja”?

Bruno Reis

Bruno Reis, de 47 anos, é o atual prefeito de Salvador e busca a reeleição. Foi também deputado federal por três mandatos consecutivos e vice-prefeito na gestão de ACM Neto.

Eslane Paixão

Eslane Paixão tem 29 anos, é presidente estadual da UP (Unidade Popular) e milita no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Em 2022, concorreu ao cargo de governadora.

Geraldo Júnior

Geraldo Júnior, de 54 anos, foi vereador de Salvador por três mandatos consecutivos. No Legislativo Municipal foi presidente da Câmara. Também passou um período como secretário municipal de Esportes. Foi eleito vice-governador em 2022 na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT).

Giovani Damico

Giovanni Damico tem 32 anos, é professor de geografia da rede estadual e foi candidato a vereador em 2020. Também concorreu ao governo da Bahia em 2022.

Kleber Rosa

Kleber Rosa, de 49 anos, é cientista social e investigador da Polícia Civil. É diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). Em 2022 concorreu às eleições para governador da Bahia.

Silvano Alves

Silvano Alves, de 49 anos, já disputou eleições para vereador em 2012 e vice-governador, em 2018. Ele teve a candidatura para a Prefeitura de Salvador indeferida por problemas na documentação, mas recorreu e aguarda julgamento.

Victor Marinho

Victor Marinho, de 26 anos, é formado em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e disputa a sua primeira eleição.