Siga nossas redes

Economia

EUA têm criação moderada de vagas de trabalho em julho

A taxa de desemprego caiu para 3,5%, de 3,6% em junho, voltando aos níveis vistos pela última vez há mais de 50 anos.

A economia dos Estados Unidos manteve um ritmo moderado de crescimento do emprego em julho, mas sólidos ganhos salariais e uma queda na taxa de desemprego apontaram para a continuidade do aperto nas condições do mercado de trabalho.

Os EUA abriram 187.000 vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, disse o Departamento do Trabalho em seu relatório de emprego nesta sexta-feira. Os dados de junho foram revisados ​​para mostrar abertura de 185.000 postos de trabalho, em vez dos 209.000 relatados anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam um ganho de 200.000 empregos em julho. A economia precisa criar cerca de 100.000 por mês para acompanhar o crescimento da população em idade ativa.

As empresas estão acumulando trabalhadores depois de terem tido dificuldades para encontrar mão de obra durante a pandemia do covid-19. O emprego em algumas áreas, como lazer e hotelaria, permanece abaixo dos níveis anteriores à pandemia.

Apesar da moderação no crescimento do emprego, o mercado de trabalho continua apertado. A taxa de desemprego caiu para 3,5%, de 3,6% em junho, voltando aos níveis vistos pela última vez há mais de 50 anos.

Isso está bem abaixo da última estimativa mediana do Fed de 4,1% no quarto trimestre deste ano. O governo informou esta semana que havia 1,6 vaga de emprego para cada desempregado em junho, com pouca alteração em relação a maio.

Os salários continuaram a subir em um ritmo sólido. O salário médio por hora avançou 0,4%, depois de alta pela mesma margem em junho. Isso manteve o aumento anual dos salários em 4,4%.

Anúncio de vaga de trabalho em restaurante de Nova York 29/04/2022. REUTERS/Shannon Stapleton/File Photo

O crescimento salarial anual continua alto demais para ser consistente com a meta de inflação de 2% do Fed. Dados do mês passado mostraram que o aumento da inflação anual desacelerou acentuadamente em junho.

Economistas que há muito vêm prevendo uma retração no quarto trimestre deste ano estão cada vez mais convencidos de que o cenário de “pouso suave” para a economia previsto pelo Fed agora é possível.

Uma série de dados favoráveis ​​à inflação levou muitos economistas a acreditar que o ciclo de aumento mais rápido dos juros pelo Fed em mais de 40 anos provavelmente acabou. O banco central dos EUA elevou sua taxa básica de juros em 525 pontos-base desde março de 2022.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.