Siga nossas redes

Economia

FMI vai fechar escritório no Brasil após críticas de Guedes

Ministro da Economia fez reclamações sobre a atuação da entidade no país.

Fachada da sede do FMI em Washington 04/09/2018 REUTERS/Yuri Gripas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que vai fechar seu escritório no Brasil, sediado em Brasília. A entidade sairá do país no dia 30 de junho de 2022, quando vence o prazo da representação. A informação foi enviada ao jornal “O Estado de São Paulo”.

A notícia da saída do FMI acontece um dia após o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciar que assinou uma medida para o fechamento da missão no Brasil do Fundo, entidade que ele tem criticado por divergências em relação a projeções econômicas.

Guedes criticou FMI

Na véspera, Guedes fez reclamações sobre a atuação do FMI e criticou o atual presidente do conselho do Credit Suisse no Brasil, Ilan Goldfajn, que foi recentemente nomeado diretor do órgão internacional. O ministro disse que tomou a decisão de dispensar a missão do FMI no Brasil ao argumentar que o grupo vem errando previsões sobre a recuperação econômica do país.

Guedes disse que a missão veio para o Brasil para prever uma queda superior a 9% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, o que não se concretizou. “Estamos dispensando, assinei há uma semana, pode passear lá fora”, afirmou.

Em seguida, Guedes explicou em entrevista que já havia assinado o fechamento da missão, que chamou de “residente do FMI no Brasil”. Ele disse que a decisão vale a partir de junho de 2022, mas ponderou que o FMI pode manter o escritório no país se quiser.

De acordo com Guedes, a entidade se instalou no Brasil no passado, quando o país precisava de assistência para controle de Orçamento e câmbio. Para ele, a permanência não é mais necessária.

“Ficaram porque gostam, feijoada, jogo de futebol, conversa boa… E de vez em quando criticar um pouco e fazer previsão errada”, disse.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.