Siga nossas redes

Economia

Gasolina ou etanol: o que vale mais a pena? Veja o cálculo

Para que o etanol seja mais vantajoso, seu preço precisa ser de até 70% do valor da gasolina.

Gasolina ou etanol: o que vale mais a pena? (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Gasolina ou etanol: o que vale mais a pena? (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

É mais vantajoso abastecer o carro com gasolina ou etanol? Mesmo com os preços subindo, abastecer o carro com gasolina está mais vantajoso do que encher o tanque com álcool nesta semana. É o que aponta levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas.

Para que o etanol seja mais vantajoso, seu preço precisa ser de até 70% do valor da gasolina. Não é o que está acontecendo. Nesta semana, os dados de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal apontam que o etanol está com paridade de 76,65% em relação à gasolina, considerando a média dos postos pesquisados.

Diferenças entre os estados

Entre os estados, o Rio Grande do Sul é onde a desvantagem do etanol sobre a gasolina é maior. A paridade é de 100,41% – ou seja, o litro do etanol está mais caro do que o da gasolina.

Já os estados mais próximos da paridade de 70% (ou seja, onde a desvantagem de abastecer com etanol é menor) são Mato Grosso, em 71,63%, e Goiás, em 72,67%.

São Paulo, principal produtor e consumidor do biocombustível, tem paridade em 77,57%.

Alta de preços

Seja gasolina ou etanol, o aumento no preço dos combustíveis tem sido um dos principais vilões na inflação nos últimos meses. Puxado por fatores como o aumento da cotação do petróleo e da alta do dólar sobre o real, o preço médio da gasolina nos postos caminha para fechar o ano em alta de mais de 50%, segundo cálculo do InvestNews com dados da ANP.

Enquanto isso, o preço do etanol nas bombas tem alta de quase 69% no ano, impactado por fatores como a safra de cana-de-açúcar e o próprio aumento da gasolina – uma vez que, quando o valor de um combustível sobe no mercado, o outro geralmente acompanha a elevação.

Veja abaixo o preço médio dos combustíveis nos últimos meses, segundo a ANP:

MÊSPRODUTOPREÇO MÉDIO (R$/l)
out/21ETANOL HIDRATADO4,883
out/21GASOLINA COMUM6,341
nov/21ETANOL HIDRATADO5,370
nov/21GASOLINA COMUM6,744

Os valores são uma média calculada pela ANP com base em dados coletados em postos em diversas cidades pelo país. Os preços da gasolina ou etanol, portanto, podem variar de acordo com a região. Em novembro, a agência chegou a encontrar o litro da gasolina por R$ 7,999.

(* com informações do Estadão Conteúdo)

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.