Siga nossas redes

Economia

Golpe do Imposto de Renda envia email falso sobre erro na declaração

ReceitaFederal e Fenacon emitiram alertas sobre ação criminosa.

A Receita Federal divulgou um alerta para golpe com e-mail falso informando sobre erro na declaração do Imposto de Renda 2023 (ano-base 2022). O prazo de entrega dos documentos terminou nesta quarta-feira (1º).

Segundo o alerta, golpistas estariam enviando um e-mail falso aos contribuintes, simulando ter domínio do governo “@gov.br“, e informando que a declaração enviada estaria errada. O e-mail direciona a pessoa a clicar em um link que faz o download do suposto relatório, para ver o que tem de errado na declaração.

Esse tipo de golpe virtual é chamado de “phishing”, palavra que faz um trocadilho com a palavra “fishing” (“pesca”, traduzida do inglês). O golpe consiste no envio de um e-mail fraudulento. Ao clicar no link, a vítima tem informações roubadas.

Como não cair em golpes de fishing

“Esses e-mails dizem que o Imposto de Renda está divergente. Isso é um golpe. Alertamos as pessoas, pois são vários e-mails enviados constantemente sobretudo nas últimas semanas do envio da declaração, por causa da malha fina. Fica como alerta”, esclareceu por nota o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Coêlho.

A orientação é não abrir os e-mails, pois a Receita não se comunica por e-mail, apenas por carta enviada pelos correios ou via portal específico.

Imposto de Renda 2023

Terminou nesta quarta-feira (31) o prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 (ano-base 2022). A Receita Federal informou ter recebido, até a tarde desta quinta-feira (1º), mais de 41 milhões de declarações (acima da estimativa inicial entre 38,5 milhões e 39,5 milhões).

Quem perdeu o prazo da declaração está sujeito a pagar multa, mas ainda tem a chance de enviar o documento com atraso. É importante conferir as regras e punições previstas, além da malha fina da Receita Federal.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.