Siga nossas redes

Economia

Governo edita decreto para ajustar alíquotas de IPI de automóveis

Mudanças adotadas representam uma diminuição da carga tributária de R$ 291,4 milhões para 2022, de acordo com o governo.

Governo edita decreto para ajustar alíquotas de IPI de automóveis
Carros em pátio de fábrica em São Bernardo do Campo 06/07/2015 REUTERS/Paulo Whitaker

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto para ajustar a duas casas decimais as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis reduzidas no mês passado.

O governo federal anunciou no final de fevereiro um corte de até 25% nas alíquotas do IPI de uma série de setores. No caso do setor de veículos automotivos, a redução vista foi de 18,5%.

A medida também dispõe sobre obrigações relacionadas à emissão e ao registro de notas fiscais, e, de acordo com nota do governo, busca com isso viabilizar a redução das alíquotas do IPI incidentes sobre automóveis, além de tornar mais equilibrada a concorrência no mercado, sem desfavorecer as concessionárias que, à época da redução das alíquotas, estavam com baixo estoque.

Assim, a medida permite que as concessionárias que já tinham veículos em estoque na data da diminuição do IPI possam se beneficiar da diminuição de tributação, sem ter que fisicamente devolver o veículo para as produtoras e montadoras de veículos.

De acordo com a nota, revendedoras e concessionárias deverão solicitar a mudança até 30 de junho de 2022, estando autorizada a emissão de nova nota fiscal com o valor de IPI mais baixo.

As mudanças adotadas representam uma diminuição da carga tributária de R$ 291,4 milhões para 2022, de acordo com o governo.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.