Siga nossas redes

Economia

Inflação dos EUA é moderada em julho; gastos do consumidor desaceleram

Escassez de veículos conteve um aumento nas despesas com serviços presenciais, sustentando visões de que o crescimento econômico será moderado no 3º tri.

inflação: preços ao consumidor EUA - shopping King of Prussia
Shopping King of Prussia, Pensilvânia, EUA 08/12/2018. REUTERS/Mark Makela/File Photo

Os gastos do consumidor dos Estados Unidos desaceleraram em julho, uma vez que a escassez de veículos conteve um aumento nas despesas com serviços presenciais, sustentando visões de que o crescimento econômico será moderado no terceiro trimestre em meio a um ressurgimento das infecções por Covid-19.

Os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram 0,3% no mês passado, informou o Departamento do Comércio nesta sexta-feira. Os dados de junho foram revisados para cima para mostrar alta de 1,1%, em vez de 1,0%, conforme divulgado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters projetavam 0,3% de avanço nos gastos do consumidor. A demanda está voltando para serviços como viagens e lazer, mas os gastos não têm sido suficientes para compensar a queda de bens, cujas compras também estão sendo impactadas pela escassez, principalmente de veículos.

O governo dos EUA informou na quinta-feira que os gastos do consumidor subiram 11,9% em taxa anualizada no segundo trimestre, um avanço robusto, respondendo por grande parte do ritmo de crescimento de 6,6% da economia, o que elevou o nível do Produto Interno Bruto acima do seu pico no quarto trimestre de 2019.

A inflação dos EUA continuou subindo em julho, estimulada pelas constantes restrições de oferta e pela trajetória da economia em direção à normalidade após a turbulência causada pela pandemia.

Há sinais, no entanto, de que a inflação atingiu seu pico ou está perto de atingir.

O índice de inflação PCE, excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, subiu 0,3% em julho, após avançar 0,5% em junho. Nos 12 meses até julho, o chamado núcleo do PCE avançou 3,6%, após alta semelhante em junho.

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida para a meta flexível de 2% do Federal Reserve.

O discurso amplamente aguardado do chair do Fed, Jerome Powell, na conferência econômica de Jackson Hole, nesta sexta-feira, será observado por investidores em busca de pistas sobre quando o banco central dos EUA começará a reduzir seus US$ 120 bilhões em compras mensais de títulos.

Powell afirmou que a inflação alta , que está afetando os gastos, será transitória.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.