Siga nossas redes

Economia

IR 2021: Receita abre consulta ao quinto lote de restituição nesta quinta-feira

O crédito será efetuado no dia 30 de setembro para 358.162 contribuintes.

Aplicativo da Receita Federal

O quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 estará disponível para consulta a partir das 10h desta quinta-feira (23). Este lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O valor total do crédito será de R$ 562 milhões para 358.162 contribuintes, que receberão a restituição no dia 30 de setembro. Deste total, mais de R$ 200 milhões referem-se aos contribuintes que têm prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e os que cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A restituição contemplará ainda 281.604 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro.

Para consultar se a sua declaração foi liberada, acesse o site da Receita Federal (https//www.gov.br/receitafederal).

Como receber a restituição do IR 2021

O pagamento é realizado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda.

Caso o crédito não seja efetuado por algum motivo, como a conta informada ter sido desativada, por exemplo, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Se o resgate do valor não for feito dentro deste prazo, o contribuinte deverá fazer o pedido pelo site da Receita Federal, através do formulário de pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço extrato do processamento da DIRPF.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.