Siga nossas redes

Economia

Itaú é 1º banco privado a reduzir juros do empréstimo após corte da Selic

Bancos públicos, como BB e Caixa, já reduziram taxas de juros.

O Itaú Unibanco (ITUB4) foi o primeiro banco privado a anunciar que irá reduzir suas taxas de juros para a linha de crédito pessoal, após o Comitê de Política Monetária (Copom) ter cortado a Selic, a taxa básica de juros, em 0,5 ponto percentual, passando de 13,75% para 13,25% ao ano. Foi a primeira redução em três anos.

De acordo com a instituição financeira, a mudança é válida para a taxa máxima de empréstimo no caso de clientes pessoa física que contratarem o serviço a partir desta sexta-feira (4). E as taxas variam de acordo com o perfil do cliente e de seu relacionamento com o banco.

“A decisão faz parte do compromisso do Itaú em manter preços competitivos no mercado, oferecendo a melhor relação custo-benefício para seus clientes”, disse, em nota.

Procurado, o Bradesco (BBDC3; BBDC4) disse que está “avaliando” uma possível redução dos juros, mas sem mencionar quais seriam as linhas de crédito e nem quando poderia ocorrer. Já o Banco Santander (SANB11) disse que ainda não tem um posicionamento sobre o assunto.

Sede do C6 Bank (Foto: Divulgação)
Sede do C6 Bank (Foto: Divulgação)

O C6 Bank disse que já havia reduzido as taxas para parcelamento de fatura de cartão de crédito, antes do anúncio BC, para uma nova taxa mínima a partir de 3% ao mês ante 5,99% ao mês.

“Até o final do mês, haverá nova redução de juros para parcelamento de fatura de cartão de crédito, a partir de 1,99% ao mês. Também haverá extensão do prazo de pagamento de faturas de cartão de crédito para até 72 meses”, disse o C6.

De acordo com o C6, a redução estava prevista na política interna do banco.

Procurado, o Nubank não havia se posicionado até a última publicação desta reportagem.

Bancos públicos já haviam anunciado cortes

O Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal anunciaram na própria quarta-feira (2) que irão reduzir suas taxas de juros após a queda da Selic.

No caso do Banco do Brasil, os juros serão reduzidos em até em até 10 pontos-base (bps) ao mês. A instituição disse em comunicado que as novas condições de crédito estarão disponíveis aos clientes a partir de sexta-feira. Os cortes, segundo o BB, variam conforme conforme as características da linha de crédito.

Segundo o BB, os juros serão menores nas linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário para pessoas físicas, enquanto para pessoas jurídicas e micro e pequenas empresas (MPE) as reduções serão no desconto de títulos, capital de giro, conta garantida e outros produtos.

Ja Caixa Econômica também anunciou uma redução total de 2,3% nas taxas de juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do INSS, que passam de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês.

Sede do Banco Central, em Brasília 14/02/2023 REUTERS/Adriano Machado

Primeiro corte desde 2020

O corte da Selic foi o primeiro desde julho de 2020 e era esperado pela maior parte do mercado financeiro. A decisão não foi unânime, com 5 diretores votando a favor da redução de 0,5 p.p, contra 4 que se colocaram a favor de um corte menor, de 0,25 p.p.

O Copom destacou no comunicado que avaliou na possibilidade do corte mais suave, mas que, no fim das contas, “considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto percentual em função da melhora” da inflação.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.