Siga nossas redes

Economia

Lira diz que receberá relatório de reforma tributária na segunda-feira

Presidente da Câmara tem tem tratado o tema como prioridade.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília. 12/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (30) que receberá o relatório final da reforma tributária na próxima segunda-feira (3) e reiterou que a aprovação da matéria é uma prioridade da pauta da Casa.

Lira, que tem tratado o tema como prioridade e anunciou que se envolveria pessoalmente na negociação, reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta semana, ocasião em que defendeu que a proposta seja votada em etapas para facilitar sua aprovação.

“A reforma tributária é prioridade da pauta. Na segunda, receberei o relatório final. E a busca da maior facilidade na tramitação do tema será um item crucial do encaminhamento dessa questão”, disse o presidente na Câmara no Twitter.

O relatório a ser apresentado foi construído no âmbito de uma comissão especial, formada por deputados e senadores, que não tem o poder de dar andamento à tramitação do tema.

A reforma terá um trajeto a percorrer na Câmara antes de ser encaminhada ao Senado.

O Congresso assumiu o compromisso e votar as reformas administrativa e tributária neste ano, assim como outras medidas que ajudem a economia a se recuperar dos impactos da pandemia de covid-19.

A tramitação das duas matérias – naturalmente espinhosas por tratarem de interesses dos entes federados, no caso da tributária, e do funcionalismo público, da administrativa– pode, no entanto, enfrentar dificuldades diante da pandemia e do calendário eleitoral do ano que vem.

Outro fator que pode pesar o clima político e contaminar as discussões diz respeito à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid em funcionamento no Senado.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.