Siga nossas redes

Economia

Lula diz que responsabilidade fiscal é parte de sua concepção de governo

Ex-presidente diz que governo não pode gastar mais do que arrecada, mas pode contrair um dívida para construir um novo ativo que aumente a produtividade do Brasil.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com evangélicos em São Paulo 19/10/2022 REUTERS/Carla Carniel

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (25) que a responsabilidade fiscal faz parte de sua concepção de governo e afirmou que a experiência de oito anos como presidente, entre 2003 e 2010, deve valer como prova de seu compromisso com a solidez das contas públicas.

Em entrevista à rádio Nova Brasil FM, Lula voltou a se manifestar contra o teto de gastos e também disse que não anunciará sua equipe econômica antes de ganhar o segundo turno da eleição presidencial, marcado para domingo, mas adiantou que montará um time de governo amplo.

“Nós passamos oito anos de governo fazendo superávit primário todo ano”, disse o ex-presidente.

Ele acrescentou que em sua gestão a dívida foi reduzida, a inflação ficou dentro da meta e as reservas internacionais foram incrementadas.

“A responsabilidade fiscal está dentro da concepção de governo que eu tenho. A gente não pode gastar mais do que arrecada, mas a gente pode contrair uma dívida se você for construir um ativo novo, alguma coisa que signifique aumentar a produtividade desse país.”

Lula tem sido pressionado por setores econômicos, especialmente do mercado financeiro, a especificar seus planos para a economia caso seja eleito. Parte desses setores também tem apontado que um anúncio de quem será o ministro da Economia do petista seria uma sinalização importante para os mercados e para os eleitores indecisos.

O ex-presidente, no entanto, descartou anunciar quem ocupará a pasta caso vença no próximo domingo.

“Já fui presidente e as pessoas pediam para eu indicar ministério antes, e eu não indiquei. Eu primeiro tenho que ganhar as eleições. Eu aprendi assim, não vou sentar na cadeira antes de ganhar… Não vou tomar nenhuma atitude como se eu tivesse ganho as eleições. Só posso indicar nome para qualquer cargo depois que eu ganhar as eleições e isso pode acontecer a partir de domingo”, disse.

Ao mesmo tempo, o petista sinalizou que pretende montar uma equipe de governo que vá além dos quadros de seu partido.

“Não será um governo só petista, será um governo em que estarão presentes vários sentimentos da sociedade: petista, não petista, pessoas que não têm partido político. Eu quero juntar todas as pessoas de bem, que pensam o país democraticamente, que tenham sensibilidade social para que a gente possa governar esse país”, disse.

Lula também disse que, se vencer domingo, pretende começar de imediato a conversar com o Congresso para tomar pé do Orçamento do ano que vem. Disse ainda que, se vencer, levará tempo para “arrumar a casa”.

O ex-presidente também voltou a dizer que, se eleito, cumprirá apenas um mandato –seu terceiro no total– e disse que caberá aos partidos políticos trabalharem para criar lideranças para sucedê-lo.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.