Siga nossas redes

Economia

Mercado de ações dos EUA se prepara para longo período de baixa

Inflação persistente deve ficar acima do crescimento pelo menos até o primeiro semestre do ano que vem.

Investidores ficarão grudados no depoimento do presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, ao congresso na quarta e quinta-feira, em busca de pistas sobre os planos do banco central, já que a dinâmica entre inflação e crescimento será a chave para o desempenho das ações, de acordo com a Bloomberg Intelligence.

Em comentários preparados, Powell disse que o Fed continuará aumentando as taxas de juros para domar a inflação e que os formuladores de política monetária devem permanecer “ágeis” para restaurar a estabilidade de preços.

“Os mercados de alta de ações nos EUA são tipicamente marcados por períodos em que a economia real cresce mais rápido que a inflação”, disseram os estrategistas de ações da BI Gina Martin Adams e Miguel Casper em um relatório de pesquisa. Se o oposto acontecer, “isso aumentará a perspectiva de um mercado em baixa de longo prazo para ações, no qual as métricas de preços permanecerão suprimidas e limitarão a tendência de alta”.

Um desafio enfrentado pelo Fed é que as condições financeiras já estão apertadas. O Bloomberg US Financial Conditions Index, excluindo os preços das ações, caiu abaixo de zero em fevereiro em meio à guerra na Ucrânia e à maior agressividade da política monetária do Fed. Isso é comparável a quando o índice S&P 500 caiu em uma correção entre 2015 e 2016.

“As condições financeiras não são grandes precursores, mas historicamente tem confirmado a direção das ações”, escreveram Martin Adams e Casper. “Uma queda abaixo de zero no índice que exclui ações geralmente está associada à fraqueza de curto prazo das ações.”

Embora o sentimento baixista tenha ganhado força, os técnicos do mercado dizem que as ações dos EUA ainda não sofreram o tipo de queda que marca uma mínima. Parte do motivo é que os investidores em renda variável continuam a comprar nos EUA.

“Os investidores podem ter um sentimento negativo, mas nem todos realmente agiram de acordo com isso”, disse Keith Lerner, co-diretor de investimentos da Truist Advisory Services. “As pessoas que venderam em março de 2020 foram punidas. Eles foram condicionados nos últimos dois anos a comprar a cada mergulho e a crer que o mercado subirá. Quando os investidores começarem a agir com ainda mais medo, isso ajudará a enviar um sinal de capitulação para os mercados.”

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.