Siga nossas redes

Economia

Mercado reduz projeção da inflação para 3,56% em 2020

Dados do Relatório Focus, do Banco Central aponta também uma elevação no PIB para o ano de 2020.

Publicado

em

Economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para o ano de 2020, e passaram a projetar um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB).

Dados do Relatório de Mercado Focus, boletim de mercado realizado pelo Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (20) aponta uma redução na estimativa de inflação neste ano de 3,58% para 3,56%, abaixo da meta central de 4%.

Em 2019, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando a inflação oficial do Brasil, fechou em 4,31%, acima da meta definida para o ano de 4,25%, foi a maior inflação anual registrada desde 2016.

A meta de inflação geralmente é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la o BC eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).

A previsão para a taxa Selic no fim de 2020 se manteve em 4,5% ao ano. Para o ano de 2021 o mercado definiu a expectativa de 6,25% ao ano.

Produto Interno Bruto

O relatório Focus apresentou uma previsão de elevação para o crescimento da economia brasileira em 2020 de 2,30% para 2,31%. Para 2021, a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) permaneceu em 2,50%.

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.