Siga nossas redes

Economia

Novos diretores do BC tomam posse e participam do Copom de agosto

Gabriel Galípolo e Ailton Aquino serão empossados na manhã desta quarta-feira (12).

Os novos diretores do Banco Central, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, assinarão seus termos de posse na quarta-feira (12) pela manhã e passarão depois disso a exercer os cargos a que foram nomeados. A autarquia confirmou nesta terça (11) que ambos participarão do encontro de agosto do Comitê de Política Monetária (Copom).

Galípolo, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, foi nomeado à diretoria de Política Monetária do BC, enquanto Aquino, servidor de carreira da instituição, assumirá a diretoria de Fiscalização. Ambas as nomeações foram aprovadas na semana passada em sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e depois pelo plenário da Casa.

Alguns participantes do mercado acreditam que os novos diretores podem ser vozes mais brandas dentro do Copom, cuja próxima reunião acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto.

Brasília (DF) 07/07/2023 Sabatina dos economistas Gabriel Muricca Galípolo e Ailton de Aquino Santos (foto), na comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.)
Brasília (DF) 07/07/2023 Sabatina dos economistas Gabriel Muricca Galípolo e Ailton de Aquino Santos (foto), na comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.)

Em meio a sinais sucessivos de redução da conversão no Brasil, probabilidades implícitas em contratos futuros de juros precificam um corte da Selic no encontro, mas com operadores divididos quanto à magnitude da flexibilização. Cerca de 55% anterior nesta manhã ajuste de 0,25 ponto percentual, enquanto os 45% restantes apostavam em movimento mais acentuado, de 0,50 ponto.

A taxa básica de juros está atualmente em 13,75% ao ano. Em sua sabatina na CAE, Galípolo defendeu que as medidas da equipe econômica do governo criem as condições para a queda da Selic em breve.

A cerimônia de assinatura dos termos de posse de Galípolo e Aquino acontecerá às 10h de quarta-feira e será fechada à imprensa, de acordo com o BC.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.