Siga nossas redes

Economia

Por que a inflação americana estragou a festa do IPCA

Porque juros altos por mais tempo nos EUA pressionam os preços daqui. Veja o mecanismo.

O IPCA acordou o mercado na manhã da quarta-feira com um beijo no rosto e uma xícara de chocolate quente. Mas aí a inflação americana entrou no quarto quebrando tudo. 

Se dependesse só dos números da inflação brasileira, a Faria Lima provavelmente fecharia o dia com um happy hour fora da curva, turbinado por um Ibovespa lá no alto e juros futuros lá embaixo. Só que deu-se o oposto. O Ibov fechou em -1,41% e o Di futuro impulsionou os juros das NTN-Bs, com o IPCA+ 2035 subindo de 5,89% para 5,90%.  

Aos números, para recapitular. O IPCA cravou 0,16% em março – menor taxa desde julho do ano passado. Bem abaixo dos 0,83% de fevereiro e da expectativa dos analistas consultados pela Reuters (0,25%). 

LEIA MAIS: CPI pisca para IPCA e diz ‘eu sou você amanhã’

Na leitura anual, foram 3,93%, contra 4,50% no mês passado e os 4,01% das apostas dos analistas. Números acolhedores, para dizer o mínimo.

Dos EUA, porém, só dados hostis. O Consumer Price Index (CPI, o “IPCA” deles) veio em 0,4%, repetindo o índice de fevereiro, contra 0,3% das previsões. Na leitura anual, a que mais importa, foram 3,5% – ante 3,2% no mês passado, e acima das projeções, que já não eram otimistas (3,4%).

Bastou para bagunçar o coreto. 

OS EFEITOS NO BRASIL

Com a resiliência da inflação americana, a expectativa de cortes nos juros do Fed ainda neste semestre foi para o espaço. Juros pesados nos EUA pressionam o dólar para cima (alta de 1,41% hoje, a R$ 5,07). E dólar alto dá vitaminas para a inflação daqui.

LEIA MAIS: Fed: Corte só em setembro?

Essa perspectiva deixa o Banco Central com menos manga para cortes mais robustos na Selic. Os juros futuros, que determinam as taxas de longo prazo (como as dos financiamentos de imóveis) sobem automaticamente – elevando as taxas dos títulos públicos. Sobe a taxa, cai o valor. E quem tem dinheiro em títulos prefixados ou de inflação vê o saldo de seus investimentos diminuir.    

Lá fora, idem. No momento em que saiu o CPI, os juros dos Treasuries de 10 anos subiram mastodônticos 18 pontos base, de 4,36% ao ano para 4,54% – renovando o recorde do ano.

Aí é covardia para a renda variável. E o S&P 500 sentiu o golpe: -0,95% – ajudando a puxar o Ibovespa para o buraco. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.